A despeito da necessidade de ampliação da estrutura da Sabesp em Bragança Paulista, ante a complexidade dos serviços prestados pela autarquia na região e vislumbrando a conseqüente melhoria na qualidade de vida dos moradores da região, geração de emprego, melhoria da infra-estrutura e aumento da quantidade e qualidade dos recursos hídricos disponíveis, o deputado Edmir Chedid reiterou junto ao presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, a solicitação de criação de Superintendência da Sabesp, com sede no município de Bragança Paulista.
A reivindicação, já apresentada ao governo do Estado por meio da Indicação nº 1599, de 2004, foi reiterada ontem, 21/6, em audiência realizada na Sabesp, onde o parlamentar esteve acompanhado dos prefeitos de Nazaré Paulista, Nenê Pinheiro; Morungaba, Luvaldo Flaibam; Tuiuti, Paulo Henrique Alvarenga; Vargem, Paulo Chede; e dos vereadores de Bragança Paulista, Ronaldo Teixeira, presidente da Câmara; Gielene Bueno, Fabiana Alessandri, Sidiney Guedes e Clovis Amaral; de Joanópolis, Domingos Lauriano Floriano, presidente da Câmara, Sebastião Benedito, Joani Torres e Mauro Garcia; de Tuiuti, Valter Pavesi; de Vargem, José Pereira Figueiredo, presidente da Câmara; e de Pinhalzinho, Márcia Moreira, além de liderança políticas da região.
Além da implantação da estação de tratamento de esgoto no município de Bragança Paulista, o deputado Edmir e os vereadores da cidade solicitaram também a implantação de rede coletora de esgoto na Viela João Lopes Terron Filho (Bairro Santa Luzia)e ruas Álvaro Contro e Antonio Pieiroti (Cidade Planejada I); extensão da rede de abastecimento de água e rede coletora de esgoto no Bairro Chácara Luzia Vicente e Chácara Julieta Cristina; canalização de esgoto no Bairro Parque dos Estados/Cidade Planejada; taxa social para ligação de água no Bairro Guaripocara; caixa d´água para o Bairro do Agudo; projeto de revitalização do córrego que nasce no Jardim do Cedro e passa atrás da serraria Poletti; e reiteração do pedido de implantação do sistema de abastecimento de água no Bairro Bom Retiro.
Para a cidade de Morungaba, foi solicitada a implantação de rede de tratamento de esgoto, bem como a renovação do contrato com a Sabesp. O prefeito de Tuiuti solicitou que a Sabesp volte a operar no município para solucionar os problemas de falta de água e necessidade de tratamento de esgoto. Joanópolis pediu a renovação de contrato com a Sabesp, além de providências para a retirada de lodo na estação de tratamento da cidade e implantação de estação de tratamento de esgoto. O prefeito de Vargem solicitou implantação de rede de tratamento de esgoto, já que a Sabesp coleta, mas não trata o esgoto da cidade, implantação de rede de água no Bairro dos Cunhas e doação de um terreno da Sabesp para atender à intimação judicial de construção de um canil.
A prefeitura de Nazaré Paulista também solicitou rede e estação de tratamento de esgoto para atender o Bairro Vicente Nunes, que concentra a grande maioria da população, e renovação de contrato com a Sabesp. Já os representantes de Pinhalzinho, finalizaram a rodada de solicitações pedindo a implantação de rede de esgoto em diversos bairros da cidade, além de providências para resolver o problema do esgoto que está sendo despejado no rio que corta o centro da cidade.
O presidente da Sabesp, que durante a reunião foi assessorado pelo superintendente da região norte, José Júlio Pereira Fernandes, tratou de cada solicitação separadamente, informando o andamento de cada situação, bem como a possibilidade de atendimento.
Gesner colocou aos presentes que a orientação do governador é de procurar atender, por meio de parcerias com as prefeituras, tudo o que for possível para que se promova no Estado um salto de qualidade nas questões do meio ambiente. O presidente foi categórico ao afirmar que o governo do Estado pretende investir pesado em obras de infra-estrutura, e para isso já determinou que a SABESP trabalhe de forma conjunta com a CDHU para resolver o problema de construção, asfaltamento e tratamento de esgoto dos diversos condomínios espalhados pelo interior do Estado.
Segundo Gesner, grande parte das solicitações apresentadas já contam com projetos finalizados pela Sabesp e serão tratadas como prioridades pela empresa.
Com relação à criação de superintendência da Sabesp em Bragança Paulista, o presidente comprometeu-se com o deputado Edmir Chedid a agilizar o processo. Gesner também deu sinal verde aos assessores presentes para que sejam tomadas as providências para implantação de estação de tratamento de esgoto na cidade.
Sobre os demais pedidos, foi passado aos técnicos da Sabesp que levantem os estudos sobre todas as situações, para que os pleitos possam ser atendidos com a máxima brevidade possível.
