Data magna do Estado será celebrada nesta sexta-feira, 09

Compartilhar

Arquivo | 21.05.2008



Deputado estadual Edmir Chedid é condecorado com a Medalhe MMDC destinada a personalidades que honraram ou prestaram serviços à sociedade do Estado.


 


Nesta próxima sexta-feira o Estado de São Paulo celebra o feriado civil de 9 de julho. A data comemora a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, considerada a data magna do Estado, que foi considerada uma insurreição contrária ao novo quadro político que se instaurou no país após a Revolução de 1930. De acordo com Edmir Chedid, na época, as elites paulistas almejavam reaver o domínio político que haviam perdido com a Revolução de 1930.


Além deste fato, o parlamentar explicou que a demora do governo provisório de Getúlio Vargas em convocar a Assembleia Constituinte gerava muita insatisfação, especialmente no Estado de São Paulo. No início de 1932, os partidos Republicano Paulista e Democrático lançaram uma campanha em favor da Carta Constitucional do país e do término da interferência federal nos Estados. “A repercussão popular foi grande e o sentimento de patriotismo brotou nos corações paulistas”, disse.


No dia 23 de maio de 1932, durante a realização de um ato político no centro da cidade de São Paulo, a polícia coíbe os manifestantes, ocasionando a morte de quatro estudantes. Em homenagem aos mortos, o movimento passa a se chamar MMDC (iniciais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) e amplia a base de apoio entre a classe média. Em 9 de julho começou a rebelião armada, deflagrando a Revolução Constitucionalista.


Porém, os comandantes militares Isidoro Lopes, Bertoldo Klinger e Euclydes Figueiredo sabiam que as forças federais eram superiores e, por isso, contavam com a ajuda do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. “Mas o apoio não chegou e São Paulo foi cercado pelas tropas legalistas. Após ajustes, envolvendo indulto aos rebeldes e facilidades para o exílio dos líderes do movimento, os paulistas anunciam sua rendição em 3 de outubro do mesmo ano”, concluiu Edmir Chedid.


 


Feriado Estadual


O feriado estadual de 9 de Julho surgiu a partir do Projeto de Lei 710/95, do deputado Guilherme Gianetti, que deu origem à Lei Estadual 9.497/97. Em nível federal, o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sancionou a Lei 9.093/95, determinando que nono dia do mês de julho se tornasse a data magna do Estado.


 


Edmir Chedid recebe Medalha MMDC


Há dois anos, o deputado estadual Edmir Chedid foi condecorado com a Medalha MMDC, destinada a personalidades que, de alguma forma, honraram ou prestaram serviços relevantes à sociedade do Estado de São Paulo ou à Revolução Constitucionalista. A solenidade foi realizada durante as comemorações do Dia da Juventude Constitucionalista, no Colégio Tobias de Aguiar, em São Miguel Paulista.


A Medalha MMDC foi criada pela Sociedade de Veteranos de 32 e oficializada em 14 de maio de 1962. Surgiu como forma de lembrar o movimento de oposição e em homenagem aos jovens Mário Martins de Almeida (Martins), Euclides Bueno Miragaia (Miragaia), Dráusio Marcondes de Sousa (Dráusio) e Antônio Américo Camargo de Andrade (Camargo) – MMDC –, mortos no centro da cidade de São Paulo por partidários da ditadura, em 23 de maio de 1932.


Edmir Chedid afirmou que a homenagem foi uma surpresa e que se sentiu honrado por ter recebido a medalha. “Fiquei muito surpreso quando fui comunicado que receberia a Medalha MMDC. Esta é uma das maiores homenagens do Estado de São Paulo, do qual estou honrado em ter sido lembrado”, comentou.


Veja as imagens.


 


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP 

Rolar para cima
Precisa de ajuda?