Secretário de Estado da Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto afirmou que intensificará o policiamento no Circuito das Águas e na Região Bragantina.
As deficiências constatadas nas atividades das instituições responsáveis pela segurança pública no Circuito das Águas e na Região Bragantina estão relatadas num documento elaborado pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas). Nesta segunda-feira, 05, este documento foi entregue ao secretário de Estado da Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto com uma série de solicitações e, ainda, indicações em relação aos problemas que afetam estas regiões.
A partir da falta de recursos humanos e de infraestrutura para as polícias, o documento aponta crescimento do número de boletins de ocorrências, do sentimento de insegurança entre a comunidade e do sentimento de impunidade daqueles que transgridem as leis. Os dados apontados no documento elaborado pelo parlamentar são similares aos indicados em um relatório da Delegacia Seccional de Polícia de Bragança Paulista, que foi apresentado à secretaria no fim do mês passado.
Neste relatório, o deputado estadual Edmir Chedid utilizou como exemplo o aumento do índice de ocorrências policiais em Serra Negra. Segundo o parlamentar, o município registrou aumento no número de furtos a residências e veículos, assaltos e tentativa de sequestro. “Esta última ocorrência policial envolveu moradores do Jardim Gustavo, que atualmente convivem com medo. Mas, infelizmente, não se trata de um caso isolado no município”, argumentou o parlamentar.
O presidente da Comissão de Moradores do Jardim Gustavo Carlos Borromeu Tini acompanhou a entrega do documento ao secretário de Estado da Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto. Na ocasião, ele afirmou que o bairro tem recebido apoio da Prefeitura de Serra Negra, com o trabalho da Guarda Municipal, mas lastimou a ausência de ronda ostensiva da Polícia Militar. “Este foi o motivo que me trouxe à secretaria junto com Edmir Chedid”, comentou o morador.
O documento foi entregue numa reunião que também contou com a presença do prefeito de Serra Negra Antonio Luigi Ítalo Franchi (Democratas), do vereador Demétrius Franchi, do comandante da Guarda Municipal José Lázaro da Silva (Zuza) e do ex-prefeito Jesus Chedid. “Os municípios da região recebem muitos turistas nesta época do ano. Por esse motivo, o número de habitantes destes municípios dobra, o que dificulta o trabalho das polícias”, disse Jesus Chedid.
Este documento foi protocolado na Secretaria de Estado da Segurança Pública. Em curto prazo, houve o comprometimento de reorganizar as rondas ostensivas da Polícia Militar nos municípios, com atenção especial a Serra Negra. “A reorganização visa possibilitar à Polícia Militar o remanejamento de profissionais para as áreas onde há maior demanda. Isso será suficiente, pelo menos enquanto não disponibilizarmos mais policiais”, concluiu Antonio Ferreira Pinto.
Cadeia Pública
O deputado estadual Edmir Chedid informou que encaminhará solicitação ao secretário de Estado da Administração Penitenciária Lourival Gomes para que se proceda à desativação da Cadeia Pública de Serra Negra. O local, que foi construído para comportar 24 pessoas em regime provisório abriga, atualmente, 71 detentos. “A superlotação do local coloca em risco a vida das pessoas que aguardam por julgamento, da população e dos turistas”, explicou o parlamentar.
Ele disse que, assim como documento elaborado à Segurança Pública, pretende demonstrar à Administração Penitenciária a necessidade de rever a situação de Serra Negra. “Afinal, é função do Governo do Estado empreender não somente ações de repressão contra o crime, mas de controle da população carcerária. Trata-se de um problema comum a diversos municípios, mas que não condiz com a realidade de uma estância turística”, finalizou Edmir Chedid.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP