De acordo com o parlamentar, as conquistas foram bastante importantes para todo o Estado de São Paulo.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) destacou nesta quarta-feira, 30, a importância da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) no desenvolvimento de crianças. Esta vacina é responsável pela defesa contra a tuberculose e no primeiro dia de julho se comemora sua criação. Ao destacar a importância da BCG, ele também se lembrou do Teste do Pezinho, que se tornou obrigatório na rede pública estadual de saúde a partir de um Projeto de Lei que apresentou na Assembleia Legislativa.
A vacina BCG foi inventada em 1921 pelos cientistas franceses Camille Guérin e Albert Léon Chaves, informa a Organização Mundial de Saúde. Produzida por meio de cepas da bactéria da tuberculose bovina e aplicada sob a forma de injeção intradérmica, a vacina imuniza crianças entre zero e quatro anos e adultos. É indicada para prevenir não somente as formas graves da tuberculose, bem como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa.
No país, a vacina é obrigatória para crianças menores de um ano de idade desde 1976. Segundo o parlamentar, por Lei, deve ser aplicada ainda na maternidade em recém-nascidos com peso igual ou superior a 2 kg. “Assim com a vacina BCG, as crianças que se encontram nas maternidades públicas e privadas do Estado de São Paulo devem realizar o Teste do Pezinho ou o diagnóstico precoce da fenilcetonúria e do hipotiroidismo congênito”, disse Edmir Chedid.
O parlamentar é autor do projeto que deu origem à Lei 10.889/01 que torna obrigatório a realização do Teste do Pezinho. “Esta foi uma importante conquista para todo o Estado. A partir da aprovação da Lei, o Governo Federal também determinou que o Teste do Pezinho fosse realizado em todo o país, com especial atenção às maternidades conveniadas ao SUS (Sistema Único de Saúde). Este teste, aliado à vacina BCG, trouxe mais conforto às crianças”, completou.
Vacina BCG
Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda revacinar todas as crianças em idade escolar que estejam com seis anos de idade, independentemente de terem ou não cicatriz vacinal. A medida se deve à observação de dados estatísticos que alertaram para o retorno da tuberculose, que já havia sido erradicada do Brasil. A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch. Trata-se de uma doença contagiosa, transmitida de pessoa para pessoa por meio da saliva.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP