Região ganha resgate aeromédico da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Compartilhar


Helicóptero da Polícia Militar irá auxiliar as operações de resgate e transporte de pacientes graves.


 


Em atendimento à solicitação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), a Polícia Militar informou nesta quarta-feira, 30, que ampliará a abrangência do serviço de resgate aeromédico na Região Metropolitana de Campinas, onde estão inseridos os municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina. O serviço será realizado mediante convênio estabelecido entre as secretarias de Estado da Segurança Pública e de Saúde.


A intenção é reduzir a mortalidade dos feridos e doentes com necessidade de remoção urgente. O serviço de resgate aeromédico cobrirá um raio de 20 minutos de voo e, no total, abrangerá cerca de 50 municípios. “Será fundamental ao trabalho que está sendo desenvolvido pelo DER e Dersa nas rodovias e estradas vicinais, além de auxiliar a remoção de doentes graves em tratamento nos hospitais púbicos e santas casas de misericórdia”, disse Edmir Chedid.


A atividade integrará profissionais do Corpo de Bombeiros, policiais militares da Base de Radiopatrulha Aérea e médicos do GRAU (Grupo de Atenção às Urgências) da Secretaria de Estado da Saúde, que também destinará equipamentos e remédios para realizar o atendimento pre-hospitalar de urgência médica às vítimas de acidentes e traumas da Região Metropolitana de Campinas. “A importância deste serviço para a região foi comprovada em documentos”, argumentou.


Há uma resolução que dispõe sobre a atuação conjunta em situações de emergência e determina que a Polícia Militar execute o serviço de atendimento pre-hospitalar nesses casos, reconhecendo que, devido ao número de acidentes, torna-se necessário viabilizar recursos que façam frente das demandas da comunidade. “O sucesso depende do conjunto de ações integradas do Estado e também do município”, afirmou o secretário da Segurança Pública Antonio Pinto Ferreira.


O helicóptero que será utilizado no resgate aeromédico faz parte da frota da Polícia Militar do Estado de São Paulo e possui todo o equipamento necessário para o transporte de pacientes. Os pilotos são policiais militares que trabalham na Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas e os prontos socorristas são policiais militares do 7º Grupamento de Bombeiros, que receberão apoio dos médicos e dos enfermeiros do Grupo de Atenção às Urgências.


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?