Opinião | AME Regional: acima de tudo, uma conquista de todos

Compartilhar

Por Edmir Chedid


 


Existem circunstâncias em que o homem público deve buscar soluções aos problemas em vez de simplesmente aguardar que as dificuldades encontrem subsídios para suprir a necessidade da população. Há cerca de 10 dias, o Governo do Estado demonstrou que a busca por soluções ainda é o melhor caminho para levar conforto aos que mais precisam de ajuda ao entregar o AME Regional, instalado em Atibaia. A unidade, com capacidade mensal de realizar 15 mil consultas e 4 mil exames, é considerada uma das mais modernas e mais bem equipadas do interior paulista.


A instalação do AME Regional é uma das minhas maiores conquistas na vida pública. Assim como a obrigatoriedade do exame gratuito na rede pública de saúde do “Teste do Pezinho” e da implantação da FATEC, em Bragança Paulista, considero que o Ambulatório Médico de Especialidades seja referência do trabalho que desenvolvo há mais de quase 16 anos em benefício da região. Portanto, é indispensável dizer que esta conquista marcou minha vida pública e vai marcar a vida de tantas outras pessoas que terão todas as consultas e os exames de graça em um mesmo dia e local.


O AME Regional foi instalado em Atibaia depois que o prefeito José Bernardo Denig doou um prédio à Secretaria de Estado da Saúde. Ele teve papel fundamental neste processo, pois soube reconhecer a importância do projeto do Governo do Estado e, acima de tudo, compreender a necessidade da comunidade de baixa renda que tanto sofre com os serviços de saúde. Também é preciso reconhecer o empenho do governado José Serra / Alberto Goldman, que sempre se demonstraram preocupados com os serviços regionais de saúde.


Por falar em Goldman e Serra, afirmo que ambos acompanharam minha dedicação pela melhoria na saúde pública. Há quatro anos, por exemplo, apresentei à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para que fosse autorizada a instalação de um Hospital Regional. Em 2007, apresentei a indicação 1767 pedindo a implantação do AME Regional. Essa luta recebeu o apoio de diversos prefeitos e vereadores, que, indiferentes à posição político-partidária, souberam reconhecer a importância do Ambulatório Médico de Especialidades à comunidade de baixa renda.


Nos meus quatro mandatos como parlamentar aprendi que ninguém faz nada sozinho. No caso de Atibaia, a ação conjunta por um mesmo objetivo resultou na implantação do AME Regional. Ação conjunta que começou com o “Seu Durval da Farmácia”, que na simplicidade de seus atos nos mostrou a grandeza do trabalho em equipe. Por isso, esta unidade médica de referência recebeu seu nome e, por decreto do governador Alberto Goldman, a partir de Projeto de Lei que apresentei à Assembleia Legislativa, virou Lei e passou a ser denominada como “Durval Mantovaninni”.


A instalação do AME Regional irá desafogar postos de saúde e hospitais. Porém, isso não significa que o trabalho pela implantação do Hospital Regional tenha chegado ao fim. Pelo contrário, pois hoje temos uma estrutura essencial e de apoio ao funcionamento de um Hospital Regional. O Ambulatório Médico de Especialidades foi o primeiro – e decisivo – passo para esta luta que deve unir a classe política em nível regional, independe do partido ou de simples ideologia que não resultam em benefícios à população. Por isso, obrigado a todos e parabéns à população.


 


Este artigo faz parte da prestação de contas do mandato do deputado estadual Edmir Chedid. Edmir Chedid é advogado, deputado pelo Partido dos Democratas e presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Rolar para cima
Precisa de ajuda?