O SAMU oferece de ambulâncias de suporte básico e de suporte avançado (UTI) aos municípios atendidos em todo o país.
Em atenção à solicitação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), o Ministério da Saúde informou que estuda a implantação de um posto do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para atender os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, pedreira e Socorro, que compõem o Circuito das Águas Paulista.
O Ministério da Saúde, por meio da CGUE (Coordenação Geral de Urgência e Emergência), declarou que concentra esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, instituída há sete anos. Esta política nacional prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas.
Para a secretária substituta de Atenção à Saúde, Cleusa da Silveira Bernardo, a intenção ao estudar o pedido de implantação é garantir a universalidade do acesso e a integralidade no atendimento prestado. “Por isso, fazemos um estudo detalhado para que o serviço oferecido seja condizente com as necessidades observadas nestes municípios indicados por Edmir Chedid”, comentou.
O SAMU, que integra a rede de atenção integral às urgências, está sendo implantado nos municípios com financiamento do Ministério da Saúde, responsável pela estruturação do serviço através da cessão de ambulâncias de suporte básico e avançado (UTI). “Com base em documentos, pude demonstrar a importância do serviço para nossa população”, disse Edmir Chedid.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP