Presidente do Banco de Olhos de Sorocaba, Pascoal Martinez Munhoz, afirma ao deputado estadual Edmir Chedid que o agendamento será feito pelos municípios.
O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) iniciará nesta segunda-feira, 07, as atividades em Atibaia conforme solicitação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde. A afirmação ocorreu numa reunião entre o parlamentar e o presidente do Banco de Olhos de Sorocaba, Pascoal Martinez Munhoz, que será responsável pelo gerenciamento da unidade na região.
O ambulatório terá 21 especialidades médicas oferecidas gradualmente à população. Todo atendimento será realizado por meio de agendamento prévio da rede básica de saúde na Central de Atendimento do AME, interligada ao DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas. A partir do encaminhamento, o tratamento no Ambulatório Médico de Especialidades será realizado gratuitamente por profissionais contratados para a realização das consultas e exames.
A expectativa é que sejam realizadas aproximadamente 15 mil consultas/mês e de 4 mil exames/mês, fato que caracteriza o AME de Atibaia como um dos maiores do interior. “O atendimento ocorrerá em parceria com o Governo do Estado com a finalidade de garantir a resolubilidade das especialidades médicas aos municípios que não dispõem destes serviços na região. Por isso, a expectativa é bastante positiva”, disse Pascoal Martinez Munhoz.
Na reunião com o deputado estadual Edmir Chedid, ele enfatizou que, diferente ao observado no sistema público de saúde, o AME de Atibaia não realizará o pronto-atendimento médico. “Todo procedimento ocorre por agendamento na rede básica de saúde. Cada um dos municípios atendidos pelo AME Atibaia terá uma cota para envio de pacientes para o tratamento numa especialidade médica”, completou o presidente do Banco de Olhos de Sorocaba.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o AME terá acupuntura, alergologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, fisiatria, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia, num total de 21 especialidades que serão implantadas gradualmente.
O principal beneficiado dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado será a população de baixa renda que não possui acesso aos planos de saúde. “Com a instalação do AME, que também estará vinculado à Santa Casa de Bragança Paulista, acredito que a população poderá encontrar o mesmo conforto oferecido nos planos privados de saúde. Afinal, ao solicitar sua implantação, demonstrei a importância deste serviço à população que mais necessita de apoio”, comentou.
A instalação do Ambulatório Médico de Especialidades ocorreu em Atibaia devido à doação de um prédio pela administração pública municipal ao Governo do Estado. “O prédio havia sido construído para a Secretaria Municipal de Educação. O local, que estava praticamente concluído, passou por uma reformulação até ser equipado pela Secretaria de Estado da Saúde. Isso garantiu ao Governo do Estado os recursos físicos necessários”, concluiu o parlamentar.
Investimento
O governador Alberto Goldman (PSDB) afirmou que, até o fim deste ano, serão investidos R$ 13 bilhões na saúde pública. Em 2009, o investimento foi de R$ 12 bilhões. A alta no comparativo do biênio 2009/2010 se deve à implantação dos AMEs no Estado. “A área da Saúde recebe o segundo maior orçamento do Governo do Estado, perdendo apenas para a da Educação. Além dos investimentos próprios, ainda destinamos recursos às Santas Casas”, disse.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP