No posto do Acessa SP de Amparo internauta poderá contar com 10 computadores; em Monte Alegre do Sul a unidade possui seis aparelhos.
O Governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Gestão Pública, inaugurou nesta quarta-feira, 02, os postos do Acessa SP nos municípios de Amparo e Monte Alegre do Sul. Estes postos oferecem acesso gratuito à internet (rede mundial de computadores) das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). A instalação dos postos na região atende solicitação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas).
As unidades da região integram o Plano de Expansão do Acessa SP, que tem por finalidade atender até o fim deste ano os municípios paulistas que manifestarem interesse pelo programa. O Acessa SP atende principalmente ao público jovem de baixa renda. Por esta razão, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão Pública, está investindo na instalação e na ampliação dos postos de atendimento.
Nas unidades do programa inauguradas na região, o usuário terá o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. “O Acessa SP é um programa de inclusão digital que atingiu marca superior a 46 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, há 10 anos, existem mais de 2,1 milhões de usuários cadastrados. Com as unidades da região, são 601 postos espalhados em todo o Estado”, disse Edmir Chedid.
Para comprovar a importância do Acessa SP, o Estado realizou uma pesquisa do perfil dos usuários. A partir de questionários respondidos online, a conclusão é que, em 2009, houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo — um salto de 20% para 32% na comparação com 2008. A maioria dos entrevistados (67%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos.
O número de usuários que não trabalha também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse não possuir computador em casa. O aumento da frequência no programa pela população reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos. “A sondagem revelou, ainda, que o jovem é um típico frequentador dos postos. A média de idade é de 22 anos”, completou o secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro.
Veja as imagens (Monte Alegre do Sul).
Disponibilidade
A unidade do Acessa SP Amparo possui 10 computadores e tem capacidade para realizar 3,2 mil atendimentos/mês. Em Monte Alegre do Sul são seis aparelhos disponíveis para o uso, com capacidade para prestar 1,8 mil atendimentos/mês. “É importante destacar que cada posto possui monitor treinado para orientar os usuários e coibir o acesso às páginas impróprias aos menores”, lembrou o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Amparo, Luiz Jacob.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP