Concessionária Autopista Fernão Dias afirma que o desvio na BR-381 terá duas faixas no sentido Minas Gerais e duas faixas no sentido São Paulo.
O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), afirmou nesta segunda-feira, 31, que duas pistas do km 79 da BR-381 (Rodo. Fernão Dias) serão liberadas ao tráfego a partir da Operação de Corpus Christi. A operação terá início a 0h de quarta-feira, 02. O km 79 da Rod. Fernão Dias está completamente fechado no sentido São Paulo – Minas Gerais em decorrência do deslocamento de terra que afetou as estruturas do viaduto localizado no km 77,5, entre os municípios de Mairiporã e São Paulo.
No local, a Autopista Fernão Dias, concessionária da BR-381, realiza obras emergenciais com a finalidade de conter o deslocamento de terra sobre as estruturas do viaduto. Desta forma, o tráfego de veículos da pista interditada será desviado para duas faixas da pista sentido Minas Gerais – São Paulo. O desvio, ainda provisório, terá quatro faixas num trecho de cerca de 3 km próximo ao viaduto, sendo dois no sentido São Paulo e dois no sentido Minas Gerais. A expectativa é que o desvio na Rod. Fernão Dias acabe com os transtornos provocados à Av. Cel. Sezefredo Fagundes.
O antigo desvio sugerido pela concessionária Autopista Fernão Dias trouxe uma série de transtornos à população que vive no trecho entre os municípios de Guarulhos e São Paulo e aos motoristas que utilizam a rodovia. O transtorno e o paliativo apresentado ao problema que alterou a rotina de milhares de pessoas foram suficientes para que os responsáveis pela empresa recebessem a convocação para prestar esclarecimentos à Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O deputado estadual Edmir Chedid ouviu, em 2009, o diretor-presidente da OHL Brasil S.A., José Carlos Ferreira de Oliveira Filho – responsável pela Autopista Fernão Dias –, e o diretor presidente da concessionária, Omar de Castro Ribeiro Júnior. Neste ano, ouviu novamente Ribeiro Júnior e o superintendente de Exploração da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Mário Mandolfo. “O trabalho de fiscalização é fundamental para que os transtornos provocados sejam equacionados de forma rápida e segura, pois não podemos aceitar a morosidade das obras”, disse.
Alças de Acesso
Na ocasião, Edmir Chedid reiterou à concessionária Autopista Fernão Dias a construção de oito alças de acesso previstas no trecho paulista da rodovia. Entre elas, estão as alças de acesso aos municípios de Bragança Paulista, Piracaia e Vargem. “A informação prestada pela concessionária é de que duas das oito alças de acesso deverão ter início ainda este ano. A análise do projeto executivo que prevê o início das obras está sendo finalizado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Mas, o trabalho de fiscalização não termina aqui”, argumentou.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP