Governador Alberto Goldman, deputado estadual Edmir Chedid e o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, na inauguração do trecho.
O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), afirmou nesta terça-feira, 25, que a fiscalização das obras sob responsabilidade da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos deverá ser intensificada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A afirmação ocorreu na inauguração do primeiro trecho da Linha 4-Amarela do Metrô, que liga as estações Paulista e Faria Lima, com 3,6 km de extensão.
Resultado da primeira parceria público-privada do país, a Linha 4-Amarela é considerada pelo Governo do Estado como importante alternativa de transporte público para uma das regiões mais movimentadas do município. A previsão é que a Linha 4-Amarela esteja concluída em 2012, quando terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações, ligando a região da Luz, no centro da capital paulista, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste.
A empresa Via Quatro, do Grupo CCR, é a responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, o primeiro contrato de Parceria Público-Privada assinado no Brasil. Por esse motivo, segundo o parlamentar, é necessário que ocorra maior fiscalização da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio da Comissão de Transportes e Comunicações, para que se identifiquem os investimentos e o cumprimento do cronograma de obras.
O deputado estadual Edmir Chedid destacou, ainda, que o investimento previsto no sistema de transporte público, de R$ 21 bilhões, deve considerar o bem-estar da população. “Nosso trabalho de identificar os investimentos e fiscalizar o cronograma de obras tem por finalidade garantir à população um transporte público seguro e de qualidade. E, também, de garantir a integridade dos que vivem no entorno das obras”, argumentou o parlamentar.
O investimento da empresa Via Quatro está previsto em US$ 450 milhões entre sistemas, equipamentos e trens. São 14 trens (84 carros) para a primeira fase do projeto e até 15 (90 carros) para a segunda fase. Com a inauguração da linha, terá início a operação assistida, que consiste em viagens entre as duas estações até as 15h, sem a cobrança de tarifa. A transferência da Linha 2-Verde para a Linha 4-Amarela estará liberada.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP