Edmir Chedid afirmou ter enviado documento ao Estado que comprovava a falta de estrutura física de prédio cedido pela Prefeitura de Bragança Paulista.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) reiterou nesta terça-feira, 11, solicitação ao Governo do Estado para que amplie os cursos oferecidos na FATEC Bragança Paulista. Atualmente, a unidade bragantina oferece 105 vagas nos cursos de Gestão Financeira (com 35 vagas no período da manhã) e Gestão da Tecnologia da Informação (com 35 vagas nos períodos da tarde e da noite). No ano passado, ele havia solicitado a construção de um prédio para a Faculdade de Tecnologia.
No documento, que foi enviado à Secretaria de Estado de Gestão Pública, o parlamentar explica a necessidade de implantação de mais cursos para atender a demanda de estudantes da região. “Hoje, a unidade atende jovens de 12 municípios, sendo que 60% dos alunos matriculados são de Bragança Paulista. Porém, em decorrência da falta de vagas, muitos precisam procurar outras unidades da FATEC no Estado para iniciarem seus estudos”, argumentou Edmir Chedid.
A FATEC Bragança Paulista foi a última unidade de faculdades de tecnologia implantada no Estado de São Paulo. Desde 2008, o Centro Paula Souza, responsável pelo gerenciamento das unidades educacionais em nível superior, está investindo na ampliação do número de vagas e de cursos oferecidos pelas unidades. As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia para o 2º semestre estão abertas até oito de junho. O exame será realizado no dia quatro de julho.
No entanto, o parlamentar relatou que não será possível criar mais cursos em Bragança Paulista devido à falta de estrutura física. Isso também impossibilita a abertura de vagas que beneficiaria os alunos de baixa renda. “A FATEC funciona em prédio improvisado que abrigava a EMEF Haidée Marçal, no Bairro Henedina Cortez. Após sua instalação, nenhum investimento foi realizado para que a faculdade pudesse receber mais cursos e, consequentemente, alunos”, declarou.
No ano passado, Edmir Chedid elaborou um documento comprovando que o local cedido pela Prefeitura de Bragança Paulista não oferecia condições para abrigar a FATEC. As condições mínimas observadas no prédio cedido não puderam garantir a abertura dos cursos e das vagas. Por isso, a construção de um espaço definitivo é considerada de fundamental importância para a conclusão dos projetos propostos pela atual coordenação pedagógica da FATEC Bragança Paulista.
Jornalista Omair Fagundes de Oliveira
Por indicação do deputado estadual Edmir Chedid, a FATEC recebeu o nome de “Jornalista Omair Fagundes de Oliveira”. A Lei 13.889/09 foi sancionada pelo então governador José Serra. Em 2008, o Projeto de Lei 787/08, que sugeria nome à unidade da FATEC, havia recebido parecer favorável da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. “Ele foi um profissional empreendedor, responsável pelo projeto que transformou em diário o Bragança-Jornal”, destacou o parlamentar.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP