Secretário de Estado da Habitação, Lair Krähenbühl, afirma que solicitações de Edmir Chedid são condizentes aos projetos do Governo do Estado.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) afirmou nesta quinta-feira, 29, que pretende intensificar as audiências na Secretaria de Estado da Habitação e na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) com a finalidade de reafirmar a necessidade de construção de moradias populares na região. Segundo o parlamentar, o déficit habitacional é maior em praticamente todos os municípios, índice que acompanha o próprio crescimento populacional registrado pelo IBGE.
Como exemplo, o parlamentar comentou os dados estatísticos de Serra Negra que, há nove anos, possuía 23,8 mil habitantes, segundo relatório apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No ano passado, o número registrado foi de 25,9 mil habitantes. Para 2010, a expectativa é que o número seja ainda maior, seguindo previsão do Governo do Estado. O crescimento, considerado normal, tem alterado o planejamento financeiro das administrações públicas municipais.
Na prática, os dados demonstrativos em relação à população demonstram a necessidade de maior investimento do Governo do Estado em todos os municípios, que também passaram a contribuir mais com o pagamento de impostos. “A partir desta pressuposição, tenho demonstrado à Secretaria de Estado da Habitação e à CDHU a necessidade de construção de moradias populares. Em Serra Negra, por exemplo, a prefeitura se demonstrou bastante interessada em construir moradias”, disse.
Apesar do exemplo, Edmir Chedid ressaltou, ainda, que a preocupação com a construção de moradias populares é comum aos demais municípios da região. Segundo ele, há vários ofícios encaminhados pelas prefeituras que tratam exatamente sobre a importância do investimento na área habitacional. “Afinal, todos os gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento de seus municípios têm se demonstrado preocupados com esta questão”, argumentou o parlamentar.
A CDHU, vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, é o maior agente promotor de moradia popular no Brasil. Sua finalidade é executar programas habitacionais em todo o território do Estado, voltados para o atendimento exclusivo da população de baixa renda, entendida pelas famílias com renda entre um a 10 salários mínimos. Além de produzir moradias, a CDHU também intervém no desenvolvimento urbano das cidades, de acordo com as diretrizes da Secretaria da Habitação.
Para o secretário de Estado da Habitação e diretor-presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, as solicitações apresentadas pelo deputado estadual Edmir Chedid são condizentes aos projetos que estão em desenvolvimento pelo Governo do Estado. Ele destacou o apoio do parlamentar, que tem comprovado a necessidade de construção de conjuntos habitacionais com documentos e estatísticas oficiais. “Isso demonstra o compromisso do parlamentar com todos os municípios da região”, concluiu.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP