Coordenadora substituta de Regiões, Aglae Gambirasio, da Secretaria de Estado da Saúde, e o deputado estadual Edmir Chedid.
A Secretaria de Estado da Saúde afirmou na terça-feira, 20, que está prevista para maio a inauguração do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), em Atibaia. A unidade, reivindicada pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), poderá representar uma significativa melhora no serviço de saúde pública que é oferecido à população da região. A afirmação ocorreu durante reunião entre o parlamentar e a coordenadora substituta de Regiões, Aglae Gambirasio.
O AME de Atibaia atenderá municípios de toda a região e, por isso, esta sendo considerado um dos maiores do Estado. Este Ambulatório Médico de Especialidades integra um novo modelo de atendimento da Secretaria de Estado da Saúde que reúne consultas, exames e pequenas cirurgias num mesmo local, agilizando o diagnóstico de doenças e o tratamento dos pacientes. Em Atibaia, a previsão é que o AME seja responsável pela realização de 15 mil consultas/mês.
No local, a comunidade poderá realizar gratuitamente consultas nas mais diversas especialidades médicas como cardiologia, urologia, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, além de exames específicos como, por exemplo, mamografia, tomografia, biometria ultrassônica e retinopatia. No total, serão 4 mil exames/mês. A expectativa do Governo do Estado é que o principal beneficiado seja a população de baixa renda que não tem acesso aos planos de saúde.
De acordo com a coordenadora substituta de Regiões, Aglae Gambirasio, o AME integra o colegiado de saúde de Bragança Paulista. No entanto, a instalação ocorreu em Atibaia devido à doação de um prédio pela administração pública municipal. “O prédio, que estava praticamente concluído, foi reformulado e equipado pela Secretaria de Estado da Saúde. Isso garantiu ao Governo do Estado a previsão de início de funcionamento do AME para maio”, garantiu.
A instalação do Ambulatório Médico de Especialidades é compreendida como complemento às atividades de saúde pública. Na prática, significa que sua instalação servirá de apoio às prefeituras, que continuarão responsáveis pelos Postos de Saúde. “A diferença de um serviço para o outro é que no AME a população terá acesso aos médicos especialistas e aos exames num mesmo local. O encaminhamento ao AME será realizado pelas prefeituras”, concluiu Aglae Gambirasio.
Para o deputado estadual Edmir Chedid, o diferencial do AME de Atibaia não estará somente na agilização das consultas e na realização dos exames, mas na humanização do atendimento. “O prédio do AME Regional de Atibaia foi adequado para as necessidades de pacientes portadores de deficiência física, caracterizando um importante aspecto do modelo do Ambulatório Médico de Especialidades, que é a humanização”, explicou o parlamentar.
Matérias Relacionadas
Deputado reitera pedido para instalação de Hospital Regional em Bragança Paulista
Governador José Serra confirma para início de 2010 inauguração do AME Atibaia
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP