As solicitações apresentadas por representantes do município serão analisadas por técnicos e encaminhadas para avaliação jurídica.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) participou na quarta-feira, 14, de uma audiência com o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho, para tratar sobre os problemas que afetam as atividades de agricultores e pecuaristas do município. A reunião também contou com a participação do diretor técnico de divisão da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Alcides Ribeiro de Almeida Júnior, e da ex-vereadora Fabiana Alessandri (PSDB), de Bragança Paulista.
Na reunião, a solicitação para a implantação emergencial de um programa de controle populacional de javalis, que provocam prejuízos às atividades de pequenos agricultores do Campo Novo, Couto, Biriçá do Valado e Atibaianos. Estes animais, que destroem principalmente as plantações de milho, não possuem predadores naturais. Além disso, são bastante agressivos e representam perigo para crianças e idosos. O mesmo programa de controle populacional também foi pedido às capivaras que vivem no Lago do Taboão, na região central.
Além disso, outra preocupação é quanto à criação de um abatedouro regional de animais. Ela afirmou que Bragança Paulista, a segunda maior produtora de carne suína do Estado, precisa de local adequado para realizar os procedimentos que garantam o transporte correto dos animais a partir da propriedade rural até a operação de sangria, realizada no abatedouro. “Esse procedimento favorecerá principalmente o consumidor, que terá a garantia de estar consumindo um produto de qualidade”, disse a ex-vereadora Fabiana Alessandri.
Por fim, o deputado estadual Edmir Chedid pediu a implantação de linha de crédito FEAP com 0% de juro ao mês. A linha de crédito atende aos produtores familiares das áreas da agropecuária. “Esta linha de crédito do Governo do Estado presta apoio financeiro a programas específicos, o que favorece o crescimento de diferentes setores agropecuários. Porém, os juros existentes, de 3%, são impraticáveis numa realidade como a observada entre os agricultores de Bragança Paulista e Região”, comentou o parlamentar.
Após a reunião, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho, explicou que todas as solicitações apresentadas serão analisadas por técnicos e encaminhadas para avaliação jurídica. Ele reconheceu a importância dos pedidos, que foram acompanhados de registro fotográfico. “É sempre importante contar com o apoio de parlamentares para que possamos aprimorar nosso trabalho aqui na secretaria. Todo material entregue será analisado para que possamos encaminhar uma resposta”, finalizou.
DER
Mauro Garcia, assessor do deputado estadual Edmir Chedid, participou de reunião com o diretor regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Cleiton Luiz de Souza, para apresentar reivindicações a Bragança Paulista, com ênfase à segurança e às condições de tráfego de moradores e empresários do Campo Novo, Biriçá, Biriçá do Valado, Campinho, Couto e Portal São Marcelo.
A reunião contou com a participação da ex-vereadora Fabiana Alessandri, que pediu a recolocação de instrumento de monitoração eletrônica de velocidade de veículos na SP-063 (Rod. Alkindar Monteiro Junqueira), responsável pela interseção de Bragança Paulista a Itatiba. Na altura da “Tenda do Mel”, ela afirmou que a falta do dispositivo resultou em acidentes, fato que preocupa a população do local.
Também foi solicitou a construção de trevos no acesso aos bairros do Biriçá e do Portal São Marcelo. “Além disso, com o apoio do deputado estadual Edmir Chedid demonstrei a necessidade de obras “tapa-buraco” no km 35 da Rod. Padre Aldo Bolini. Pude constatar que o local está intransitável devido aos buracos que se formaram em decorrências das chuvas que atingiram Bragança Paulista”, disse.
Em relação à SPA 021/010 (Rod. Farm. Francisco de Toledo Leme), o DER informou que iniciou as obras emergenciais em atendimento à solicitação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid. “Neste trecho da Variante do Taboão, como é conhecida a rodovia, estão sendo investidos R$ 927 mil”, destacou o engenheiro Cleiton Luiz de Souza.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP