Secretaria de Estado de Agricultura poderá apoiar exposição de café em Serra Negra

Compartilhar


O deputado estadual Edmir Chedid (ao centro) defendeu os investimentos do Estado no desenvolvimento e na consequente sustentabilidade do setor agrícola.


 


A preocupação em relação à qualidade do café comercializado no país foi tema de uma reunião entre o deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) e o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho, realizada nesta na quarta-feira, 14, em São Paulo. O encontro foi marcado pela discussão sobre os investimentos no setor cafeeiro e a realização de um evento em nível estadual, sediado em Serra Negra, que tem por finalidade apresentar ao consumidor a produção industrial e, principalmente, todos os fatores que determinam a qualidade do produto.


Nesta reunião também estiveram o prefeito de Serra Negra, Antonio Luigi Ítalo Franchi, os secretários municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Felipe Amadeu Pinto da Fonseca, e de Agricultura, Fabíola Iecks Gomes Torres, e o presidente e vice-presidente do Conselho Rural de Serra Negra, José Eduardo Guidetti Malagodi e Márcio Anghinoni Marchi, respectivamente. Esta foi a primeira vez que representantes do Poder Público Municipal e da sociedade civil rural organizada discutiram a questão com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.


O conjunto de fatores integrados à produção do café, como os atributos físicos, químicos e sensoriais, determinam a qualidade do produto a partir da necessidade de interesse e paladar dos diversos tipos de consumidores. No entanto, a investigação em relação à qualidade do café deve considerar fatores regionais de produção, como espécies e variedades culturais e o sistema de processamento e comercialização. “Por isso, sempre afirmamos que os fatores e os cuidados na colheita – pré e pós – influenciam na qualidade do produto”, comentou José Eduardo Guidetti Malagodi.


Para o vice-presidente do Conselho Rural de Serra Negra, Márcio Anghinoni Marchi, todo este processo deixa de ser divulgado aos consumidores, que, em alguns casos, são lesados por empresas em relação à qualidade do produto. “Trata-se de um processo bastante complexo, mas de pouca divulgação. Isso acaba favorecendo aos que produzem de maneira inadequada e que acabam se beneficiando de propaganda enganosa. Por isso, demonstramos ao secretário o interesse e a necessidade de realização de um evento que desmistifique a produção do café”, argumentou.


O evento foi sugerido para junho, mas será concretizado somente em 2011. Não há previsão de recursos financeiros na Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento para a realização da Expo Café na Serra, como pretendiam seus organizadores. “Mas acredito que esta reunião tenha sido o primeiro passo para que possamos planejar a estrutura do evento. O município de Serra Negra e a sociedade civil estão empenhados em promover um evento que aproxime do consumidor a produção da indústria e os diferencias do café”, disse Antonio Luigi Ítalo Franchi.


Durante a reunião, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento reconheceu a legitimidade da solicitação apresentada e lembrou que o Governo do Estado tem interesse em contribuir para a realização do evento. Para João de Almeida Sampaio Filho, a apresentação da produção e da qualidade terá efeito positivo sobre o setor econômico da indústria cafeeira. “A realização do evento em Serra Negra fará com que tenhamos uma referência em nível estadual, determinando, por exemplo, os valores, a qualidade e, acima de tudo, a geração de emprego no setor”, comentou.


Na ocasião, o deputado estadual Edmir Chedid defendeu os investimentos do Governo do Estado no desenvolvimento e na consequente sustentabilidade do setor agrícola. Ele comentou que os programas e projetos desenvolvidos visam à geração de emprego e renda e, ainda, a realização de eventos que fortaleçam o setor em todo o país. “É uma ação conjunta, estruturada para fazer com que o produtor tenha condições de produção e, assim, gere mais postos de trabalho. O investimento terá como beneficiado o consumidor, que terá às mãos produtos de qualidade”, finalizou.


A Prefeitura de Serra Negra, por intermédio da Secretaria de Agricultura, e a sociedade civil rural organizada, com o apoio do Conselho Rural e do Sindicato Rural, se comprometeram em elaborar o projeto sobre a Expo Café Serra. O material, que trará todas as especificidades e os custos previstos para a realização do evento, deverá ser encaminhado à secretaria, que será responsável por analisar o documento. Este processo é fundamental e tem por finalidade obter apoio do Governo do Estado de São Paulo e a liberação de recursos financeiros.


Veja as imagens.


Ouça a reportagem.


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?