Cleber Centini, deputado estadual Edmir Chedid, secretário João Sayad, prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi, Maria Rita Tomaleri e Hélio Favoretto.
O secretário de Estado da Cultura, João Sayad, afirmou nesta segunda-feira, 12, que o município de Serra Negra continuará sediando o festival Coreto Paulista. O evento tem por finalidade comemorar o segmento musical e abrir oportunidades para o fomento e a difusão do movimento de bandas do Estado de São Paulo. A afirmação, que ocorreu em resposta a rumores sobre a alteração de município para a realização do festival, foi prestada pelo secretário numa reunião com o deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) e o prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi (Bimbo – Democratas).
O festival Coreto Paulista surgiu há dois anos com o propósito de marcar o início de uma fase histórica das bandas do Estado. O festival, que está sediado em Serra Negra, foi realizado em maio e contou com ações interligadas, complementares e com continuidade, para servir de ação efetiva, agregando significativamente aos demais programas municipais e privados em curso por todo o território estadual. O festival Coreto Paulista tem por intenção revitalizar as bandas como núcleo especial de educação musical, incentivando uma tradição em nível estadual e nacional.
Na reunião, João Sayad explicou que o município de Serra Negra será sede, pelo terceiro ano consecutivo, do maior festival de bandas do Estado. Segundo ele, não há projetos em andamento que sugerem a transferência do local de realização do evento como cogitado por profissionais da área no início do mês. “A Secretaria de Estado da Cultura vai continuar promovendo a continuidade das ações e discussões iniciadas no festival Coreto Paulista de Serra Negra, que começaram em 2008. Por isso, esses rumores sobre alteração de município são infundados”, comentou.
O prefeito de Serra Negra, Antonio Luigi Ítalo Franchi, afirmou que os rumores sobre a alteração de município preocuparam a administração pública municipal, além de músicos e representantes do setor comercial. Preocupado, ele chegou a comentar que houve investimento na reformulação e readequação do Centro de Convenções Circuito das Águas. “Hoje podemos oferecer uma infraestrutura melhor para o festival. Posso citar, por exemplo, a reforma de todos os banheiros e a colocação de carpetes, que oferecem mais conforto aos artistas e visitantes do Coreto Paulista”, disse.
Com a realização do Governo do Estado e o apoio da administração pública municipal, o festival Coreto Paulista se consolidou como um dos principais eventos culturais do Circuito das Águas, informou o deputado estadual Edmir Chedid. Para ele, isso demonstra o avanço das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cultura. “Os investimentos estão ocorrendo não somente em Serra Negra, mas em todo o Estado de São Paulo. O Coreto Paulista e a Virada Cultural são bons exemplos do trabalho que está sendo realizado pelo secretário João Sayad”, finalizou.
Solicitações
Os secretários municipais de Educação e Cultura e de Turismo de Serra Negra, Maria Rita M. P. Tomaleri e Cleber Centini, respectivamente, também participaram da reunião com o secretário de Estado da Cultura, João Sayad. Na pauta, a reivindicação por mais investimentos culturais para o município, com ênfase ao Festival de Inverno, e a doação de livros para a Biblioteca Pública Municipal (o acervo atual é formado por 7,7 mil títulos). Na ocasião, também foram solicitadas a doação de quatro mil cadeiras avulsas para o Centro de Convenções Circuito das Águas.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP