Conclusão de relatório ambiental garante a duplicação da Rod. João Beira

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A duplicação da SP-095 entre Amparo, Pedreira e Jaguariúna também está fundamentada em estudos sobre o Volume Diário Médio de Tráfego de Veículos.


 


O deputado estadual Edmir Chedid declarou, nesta quinta-feira, 08, que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) solicitou à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a licença prévia para a execução das obras de duplicação da SP-095 (Rod. João Beira), no trecho entre o km 43,7 e o km 57,5, que compreende os municípios de Amparo, Pedreira e Jaguariúna. O documento encaminhado à CETESB está fundamentado no Relatório Ambiental Preliminar e determinará o início das obras, conforme solicitação do parlamentar à Secretaria de Estado dos Transportes.


O Relatório Ambiental Preliminar é um estudo qualitativo, realizado por uma equipe de especialistas do DER, que abrange os impactos a serem causados na execução das obras. Trata-se de um instrumento de análise da viabilidade ambiental de empreendimentos considerados causadores de degradação ambiental potencial ou efetiva. Neste documento, considerada parte fundamental para a duplicação da SP-095, está o diagnóstico completo em relação a todos os possíveis impactos físicos, biológicos e socioeconômicos sobre a área dos três municípios beneficiados.


A duplicação da SP-095 no trecho entre Amparo, Pedreira e Jaguariúna está fundamentada em estudos sobre o VDM (Volume Diário Médio de Tráfego). De acordo com relatório do DER, o VDM registrado no trecho tem aumento nos últimos anos. No comparativo 2006/2008, que também foi elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, o número total de veículos que utilizou a rodovia em 2006 foi de 8,4 mil, passando para 8,7 mil, em 2007, e para 9,2 mil veículos no ano seguinte. Apesar de não estar concluído, estima-se que o VDM tenha registrado aumento em 2009.


Segundo o deputado estadual Edmir Chedid, a SP-095 não comportará o VDM para os próximos anos. Com pistas únicas de direção, uma das principais rodovias do Circuito das Águas apresenta problemas em sua estrutura, principalmente pela falta de dispositivos de segurança. “Entre Amparo e Pedreira não há rotatória em trechos que considero de fundamental importância, como no acesso aos bairros e às indústrias. Estes dispositivos, além de promover a gradativa redução da velocidade dos veículos, oferecem segurança aos pedestres que também a utilizam”, disse o parlamentar.


Entre os benefícios previstos com a duplicação da Rod. João Beira está a inclusão de rotatórias e de sinalização em toda a sua extensão. Para Edmir Chedid, a solicitação de licença prévia para a execução das obras não coloca fim à luta por melhorias. “Há mais de quatro anos tenho empenhado esforços para levar benefícios à rodovia e a seus usuários. Como prova, cito o trabalho que resultou na implantação de terceiras faixas, necessárias nos trechos de serra, e, ainda, no recapeamento e na restauração do acostamento de toda a Rod. João Beira”, comentou o parlamentar.


A duplicação da SP-095 beneficiará, principalmente, a expansão da atividade industrial de parte dos municípios do Circuito das Águas. No trecho de Amparo, por exemplo, a ampliação do parque industrial e do consequente número de postos de trabalho provocou alterações significativas em relação ao tráfego de veículos na Rod. João Beira, principalmente nas pistas do sentido capital paulista. Além disso, a via também é bastante utilizada por estudantes universitários dos municípios, que seguem para municípios da Região Metropolitana de Campinas.


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Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

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