Mário Mandolfo afirma ao deputado estadual Edmir Chedid que a ANTT está finalizando a análise do projeto executivo para o início das obras.
A concessionária Autopista Fernão Dias afirmou nesta quarta-feira, 07, que está previsto para o fim deste semestre o início das obras de reformulação e de pavimentação das alças de acesso da BR-381 (Rod. Fernão Dias) aos municípios de Bragança Paulista, Piracaia, Atibaia e Vargem. A afirmação ocorreu durante reunião entre o presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), o diretor superintendente da concessionária, Omar de Castro Ribeiro Júnior, e o superintendente de Exploração da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Mário Mandolfo, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O atraso no início das obras é atribuído pela concessionária Autopista Fernão Dias aos problemas decorrentes do deslocamento do viaduto do km 77,5 e, ainda, à finalização do trâmite burocrático entre a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Há dois anos, a ANTT realizou consulta junto ao DNIT para identificar quais as obras estavam inacabadas na Rod. Fernão Dias. Na época, o departamento informou que no trecho paulista da BR-381 não havia obras inacabadas, o que impossibilitou a agência de utilizar recursos financeiros para a finalização das alças de acesso.
De acordo com diretor superintendente da Autopista Fernão Dias, Omar de Castro Ribeiro Júnior, este documento do DNIT impossibilitou o início das obras. Ele afirmou que a concessionária realizou um projeto executivo, contrariando documento do DNIT, para comprovar a necessidade da realização das obras. “Existem projetos executivos entregues à ANTT. Estamos esperando a conclusão da parte burocrática para que se resolva o impasse entre a ANTT e o DNIT para proceder a licitação destas obras. Por isso, não posso falar sobre prazos para a conclusão, pois tudo depende da terraplenagem. O clima tem papel fundamental neste processo”, explicou.
Levantamento realizado pela concessionária aponta como prioridade as obras das alças de acesso do km 10, à Variante do Guaripocaba, em Bragança Paulista, e do km 19,1 (acesso entre Piracaia e Bragança Paulista), devido ao fluxo de veículos. Além disso, também serão beneficiados os acessos do km 12,2 (Guaripocaba II), km 15,8 (acesso ao Bairro do Bom Retiro dos Bassi), km 25,8 (passagem inferior localizada na altura do Bairro Esmeralda, em Atibaia), km 32,8 (passagem inferior com retorno nos dois sentidos e acesso ao Bairro São Sebastião) e do km 67,7 (passagem inferior com interseção à SP 008).
O superintendente de Exploração da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Mário Mandolfo, declarou que a agência está finalizando a análise do projeto executivo que prevê o início das obras de duas das oito alças de acesso previstas no trecho paulista da rodovia. Ele não soube informar o motivo pelo qual as alças de acesso não foram concluídas junto com a duplicação da BR-381. “Isso ocorreu próximo à fase inicial da concessão, em 2008. Atualmente, estamos na fase de recuperação da rodovia. Nela, iremos realizar a recuperação do pavimento e da sinalização, além da manutenção das obras já concluídas”, explicou o superintendente.
Depois da reunião, o presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid, comentou que os prejuízos provocados à população em decorrência da falta das alças de acesso não podem se prolongar num embate burocrático entre a ANTT e o DNIT. Ele lamentou os equívocos cometidos no passado, mas ressaltou que continuará lutando pela realização das obras previstas no contrato de concessão da Rod. Fernão Dias. “Há mais de quatro anos estamos cobrando uma posição para um antigo problema da BR-381. Nosso trabalho não para por aqui, pois continuaremos fiscalizando as ações da Autopista Fernão Dias”, concluiu.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP