CTC ouve ANTT e Autopista Fernão Dias sobre obras e serviços na BR-381

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Omar de Castro Ribeiro Júnior e Mário Mandolfo prestam esclarecimentos ao presidente da comissão, deputado estadual Edmir Chedid.


 


A Comissão de Transportes e Comunicações recebeu nesta quarta-feira, 07, o superintendente de Exploração da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Mário Mandolfo, e o diretor superintendente da Autopista Fernão Dias, Omar de Castro Ribeiro Júnior, para que pudessem explicar o contrato de concessão da BR-381 (Rod. Fernão Dias). Na pauta, a preocupação com as obras de infraestrutura viária e o cumprimento das cláusulas firmadas em contrato que preveem a pavimentação de acessos a Bragança Paulista, Piracaia e Vargem.


De acordo com o presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), há problemas em parte das atividades operacionais da concessionária, cuja responsabilidade de fiscalização pertence à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Como exemplo, ele destacou o deslocamento do viaduto do km 77,5 da pista São Paulo – Minas Gerais, que foi provocado por deslizamento de encosta, além da falta de pavimentação das alças de acesso aos municípios.


Durante a explanação das cláusulas contratuais, Edmir Chedid foi informado sobre a elaboração do projeto executivo que prevê a reformulação e a pavimentação das alças de acesso a Bragança Paulista, Piracaia e Vargem. “Nesta reunião, a concessionária afirmou que aguarda apenas uma autorização do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para que possa iniciar as obras em trechos onde há maior fluxo de veículos, como nos km 10 e km 10,3, que oferecem acesso à Variante do Guaripocaba e a Piracaia”, comentou.


O diretor superintendente da Autopista Fernão Dias afirmou que o atraso no início das obras se deve ao deslocamento do viaduto do km 77,5. Omar de Castro Ribeiro Júnior disse, ainda, que o início depende da finalização do trâmite burocrático entre a ANTT e o DNIT. “Foi realizado um levantamento e constatamos que estes dois trevos são prioridade para a Autopista Fernão Dias. Estamos apenas aguardando o impasse entre a ANTT e o DNIT para licitar as obras. Porém, não podemos falar de prazo para a sua conclusão”, disse.


Além dos acessos da Variante do Guaripocaba e de Piracaia, a previsão da concessionária é que sejam reformulados e pavimentados os trechos dos quilômetros 12,2 (Guaripocaba II), 15,8 (passagem superior com acesso ao Bairro dos Bassi), 19,1 (passagem inferior do acesso entre Piracaia e Bragança Paulista), 25,8 (passagem inferior localizada na altura do Bairro Esmeralda), 32,8 (passagem inferior com retorno nos dois sentidos e acesso ao Bairro São Sebastião) e o do 67,7 (passagem inferior com interseção à SP 008).


Veja as imagens.


Ouça a reportagem.


 


Viaduto


Em relação ao deslocamento do viaduto do km 77,5, o superintendente de Exploração da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Mário Mandolfo, declarou que o problema foi considerado de “natureza grave”. Por isso, ele comentou que a primeira providência foi restabelecer o tráfego de veículos. “Estamos trabalhando para que seja restabelecido o tráfego no sentido São Paulo – Minas Gerais, o que deverá ocorrer em até 60 dias. Depois, passaremos para a recuperação do viaduto, para que o tráfego seja totalmente restabelecido”, completou.


O deslocamento do viaduto resultou em prejuízos ao usuário da Rod. Fernão Dias, que é obrigado a utilizar dois desvios em direção ao interior e a Minas Gerais. No primeiro, do km 86, os veículos são desviados para a pista local. Depois, para quem acessa a rodovia após o km 86, é obrigado utilizar um desvio pela Av. Cel. Sezefredo Fagundes, entre São Paulo e Mairiporã. Os veículos pesados devem optar pelas rodovias Anhanguera, Pres. Dutra ou Ayrton Senna para chegar à Rod. Dom Pedro I, que cruza com a Rod. Fernão Dias em Atibaia.


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

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