Parlamentar afirma que a Assembleia Legislativa teve papel fundamental para a conclusão das obras do Trecho Sul do Rodoanel.
O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), participou nesta terça-feira, 30, da entrega das obras do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas. Considerada a maior obra viária da América do Sul, o rodoanel tem por finalidade reordenar o transporte de veículos de cargas da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo), facilitando o escoamento até o Porto de Santos. Na prática, irá desviar o tráfego de veículos pesados da capital paulista.
O Trecho Sul, com 61,4 quilômetros, deverá receber diariamente 16,5 mil caminhões e 55,5 mil veículos de passeio. Desta forma, haverá uma queda de 37% do número de caminhões na Avenida dos Bandeirantes e de 43% na Marginal Pinheiros. Esse remanejamento do trânsito irá diminuir em 6% a emissão de gases poluentes na RMSP. Os estudos levam a uma redução de custos de R$ 2 bilhões por ano em relação ao tempo de viagem, consumo de combustível e desgaste de veículos.
Segundo o Governo do Estado, o Trecho Sul irá interligar as rodovias Anchieta, Imigrantes e a Região do ABC às rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt. Todas estas rodovias estão interligadas pelo Trecho Oeste desde 2002. “Isso representa um ganho para o interior, litoral e demais Estados, pois os caminhões que desejam chegar ao litoral paulista não irão precisar mais passar por São Paulo”, disse o governador José Serra (PSDB).
A obra é considerada complexa na perspectiva da engenharia, pois recebeu 134 viadutos, pontes e acessos, que equivalem a cerca de 20 km de extensão. O Trecho Sul passa por Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá. “Nesta obra foram investidos mais de 10% do total de R$ 5 bilhões na reposição de árvores e na preservação da Billings. Essa foi uma das maiores preocupações na execução das obras”, disse Edmir Chedid.
O empreendimento, que teve início em maio de 2007, levou 35 meses para ser concluído, o que equivale a 1,75 km de via construída por mês. Para o parlamentar, um trabalho que também recebeu o apoio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. “A Assembleia Legislativa teve papel fundamental para a conclusão das obras. Para se ter uma ideia, os deputados aprovaram mais de 54 projetos na área fiscal, o que facilitou o andamento das obras do Trecho Sul do Rodoanel”, concluiu.
O Trecho Sul termina em Mauá, próximo à Avenida Papa João XXIII. Futuramente, esta avenida – que está sendo duplicada – será interligada à Jacu-Pêssego. Quando o Complexo Jacu-Pêssego for finalizado, ainda no segundo semestre, ele facilitará o escoamento em vias como a Avenida do Estado, as rodovias Ayrton Senna, Dutra e Aeroporto de Cumbica, dando mais uma alternativa para moradores da zona leste da capital e parte da Região Metropolitana de São Paulo.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP