Deputado estadual Edmir Chedid defende investimento de R$ 1,3 bilhão na obra que promete melhorar o trânsito da marginal.
O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), participou neste sábado, 27, da cerimônia de entrega das obras da primeira etapa da Nova Marginal do Tietê. Os trabalhos, que tiveram início em junho de 2009, resultaram na inclusão de 46 quilômetros de novas pistas, 23 em cada sentido. Desta forma, a marginal passa a ter 36 acessos no sentido da Rod. Castello Branco e 25 no sentido da Rod. Ayrton Senna.
Com a Nova Marginal do Tietê, o Governo do Estado espera que haja redução dos congestionamentos e do tempo de viagem. A expectativa é que o benefício ofereça mais conforto e segurança aos motoristas da capital e do interior, que utilizam as pistas da marginal para acessar as rodovias que cruzam o município de São Paulo. Também foram entregues as alças de acesso de cinco pontes, prolongadas para permitir a passagem da nova pista central.
O viaduto que liga as avenidas Tiradentes e Santos Dumont à pista central da Nova Marginal Tietê, parte do Complexo Bandeiras, teve a obra antecipada e também foi entregue na primeira etapa. Com isso, os usuários poderão acessar diretamente a pista central. A segunda etapa de obras, que consiste na construção de ponte sobre o Rio Tamanduateí para ligar a Avenida do Estado às pistas central e local sentido Ayrton Senna/Castello Branco, será concluída até o fim deste ano.
Na cerimônia, o deputado estadual Edmir Chedid destacou que o investimento nas obras foi de R$ 1,3 bilhão. Na prática, segundo o parlamentar, isso também vai resultar na redução de 12% do tráfego de veículos e de 40% do número de caminhões que utiliza a via diariamente. “O custo das obras é elevado, mas o entrosamento que a Nova Marginal Tietê vai proporcionar com o Rodoanel e com as rodovias estaduais e federais compensa todo o esforço do Governo do Estado”, concluiu o parlamentar.
Compensação ambiental
A compensação ambiental da marginal corresponde a 14% do valor da obra o que a coloca entre as maiores do mundo. O projeto inclui plantios compensatórios pela supressão de cerca de 900 árvores. Antes da readequação, a Marginal contava com 4.589 árvores em toda sua extensão. Atualmente, possui 17,5 mil árvores. Destas, 3.159 foram preservadas na própria via. Outras 1.059 foram transplantadas da frente de obras para o local o mais próximo possível da sua origem.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP