Passarelas na Rod. Fernão Dias deverão estar concluídas até o fim do semestre

Compartilhar


Autopista Fernão Dias não informa o valor da obra, mas afirma que investimento é decorrente da arrecadação do pedágio e do BNDS.


 


O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), informou que a Autopista Fernão Dias, concessionária da BR-381 (Rod. Fernão Dias), deverá concluir até o fim deste semestre as obras de implantação de cinco passarelas no trecho paulista da rodovia. A implantação, prevista no contrato de concessão, atende, ainda, solicitação do parlamentar ao diretor presidente da empresa, Omar de Castro Ribeiro Jr., há dois anos.


Na ocasião, o deputado estadual Edmir Chedid apresentou documentos que comprovavam a urgente instalação de passarelas, principalmente no município de Atibaia. “Estas passarelas foram construídas com a finalidade de garantir a segurança dos moradores que vivem na região do Jardim Alvinópolis II, Bairro do Tanque (Loteamento Jd. Paraíso) e Res. Chácaras Fernão Dias. A implantação já estava prevista no contrato de concessão firmado com Governo Federal”, disse.


As obras de instalação das passarelas estão em fase de conclusão, mas já trazem benefícios aos moradores, principalmente devido ao fluxo de veículos na Rod. Fernão Dias. Em decorrência das obras de melhorias e de recapeamento das pistas (leia abaixo), o trânsito no perímetro urbano ficou acima do normal, provocando congestionamento em alguns trechos. As passarelas, construídas em aço e na cor amarela, possuem grades de proteção e 6,1 metros de altura.


Em junho de 2008, o deputado estadual Edmir Chedid e o ex-vereador Marcos Basílio (Democratas), de Atibaia, se reuniram com representantes locais da Autopista Fernão Dias para pedir explicações quanto às cláusulas do contrato de concessão firmado com o Governo Federal. Na ocasião, lideranças comunitárias também reivindicaram a implantação das passarelas como alternativa ao crescente número de acidente envolvendo pedestres registrados no local.


 


Obras


Além da implantação de passarelas de pedestres, a Autopista Fernão Dias está realizando obras de sinalização horizontal entre o km 42 e o km 50, em Atibaia. Em Mairiporã, prosseguem as obras de construção da praça de pedágio. Por esse motivo, o trecho compreendido entre o km 65 e o 66 da pista sul (sentido SP) permanece em operação de desvio. No sentido contrário (sentido BH), o desvio é realizado pela parte da pista sul e após o km 65,5 retorna para a pista norte.


Veja as imagens.


Ouça a reportagem.


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?