Edmir Chedid pede explicação ao DNIT e à ANTT sobre problemas da Fernão Dias

Compartilhar


Parlamentar explicou que uma das preocupações aparece relacionada ao trevo de acesso da Fernão Dias à SP-063, que liga Piracaia a Bragança Paulista.


 


A Comissão de Transportes e Comunicações aprovou nesta quarta-feira, 03, requerimento apresentado pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) que trata sobre convite ao Superintendente Regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e ao Coordenador de Administração e Finanças da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para explicarem as atividades da empresa Autopista Fernão Dias, concessionária da Rod. Fernão Dias.


O parlamentar explicou que parte das cláusulas do contrato de concessão firmado entre a empresa, que pertence ao Grupo OHL Brasil, e o Governo Federal não está sendo cumprida. Além disso, ele espera que o DNIT e a ANTT possam explanar sobre as providências adotadas em relação à empresa, que enfrenta problemas como atraso na conclusão de obras, implantação do programa de recuperação asfáltica e o bloqueio da pista provocado pelo deslocamento de estrutura de viaduto.


No requerimento, o deputado estadual Edmir Chedid afirmou, ainda, que sua preocupação também aparece relacionada à implantação dos trevos de acesso aos municípios, como o de Piracaia, por exemplo. “Apesar das insistentes cobranças nada foi realizado na Fernão Dias referente ao acesso desta rodovia à SP-063 – Rod. Padre Aldo Bolini –, que liga Piracaia a Bragança Paulista. Esta é uma antiga reivindicação que fazíamos ao Governo Federal e, agora, à Autopista Fernão Dias”, comentou.


Em relação à instalação de passarelas de pedestres na Rod. Fernão Dias entre os municípios de Atibaia e Mairiporã, o parlamentar destacou que pelo menos cinco já estão em fase de conclusão. A reivindicação ocorreu há dois anos numa reunião entre Edmir Chedid, o diretor local da Autopista Fernão Dias, Paulo César Gomes Pinto, e lideranças comunitárias e políticas. O pedido para instalação esteve fundamentado no aumento do número de atropelamentos registrado no biênio 2007/2008.


Ele também comentou sobre o deslocamento de terra no km 77,5 que afetou as estruturas do viaduto na pista norte (sentido Belo Horizonte). Este trecho está bloqueado para a segurança do usuário. “O trecho entre Guarulhos e São Paulo, do km 90 ao km 79, na pista sentido Belo Horizonte, está bloqueado e não há previsão para a liberação do tráfego de veículos. E isso não pode ocorrer numa importante via como a Fernão Dias, que interliga São Paulo a Minas Gerais”, disse.


Segundo a concessionária, a pista expressa da rodovia está bloqueada no km 90, em Guarulhos, no sentido Belo Horizonte. O tráfego segue pela pista local até o km 86. Depois, o tráfego é restrito a veículos leves que seguem pela pista principal até o km 79, onde está o bloqueio total da pista e, ainda, o último retorno. Veículos leves estão utilizando uma rota alternativa a partir do viaduto no km 79, quando acessam a Av. Cel. Sezefredo Fagundes até Mairiporã.


Veja as imagens.


O deputado estadual Edmir Chedid assegurou que a rota alternativa proposta pela Autopista Fernão Dias não possui condições adequadas ao tráfego de veículos, visto que não há acostamento, sinalização adequada e tampouco iluminação. “O motorista precisa desviar de pedestres e do mato que, em alguns pontos, chega a invadir a avenida. Além disso, não há placas indicativas ao longo da avenida, fato que dificulta a localização do motorista e nem iluminação”, finalizou.


 


Veículos Pesados


Para os veículos pesados, como caminhões e ônibus, a Autopista Fernão Dias sugere outra rota para se desviar do trecho bloqueado no km 90, em Guarulhos. A opção para os motoristas, segundo a concessionária da Rod. Fernão Dias, é retornar no km 79, sentido São Paulo, acessar a Rod. Presidente Dutra até Jacareí (Vale do Paraíba), para acessar a Rod. Dom Pedro e, novamente, a Rod. Fernão Dias, em Atibaia (Região Bragantina). O problema, segundo a empresa, é “complexo”.


Ouça a reportagem.


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?