Programa Melhor Caminho é considerado “carro-chefe” da CODASP pela economia aos cofres públicos e pelo material reciclável utilizado nas vias.
O diretor-presidente da CODASP, Edinho Araújo, participou na quarta-feira, 03, da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Além de apresentar o plano de trabalho desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola, ele explicou o Programa Melhor Caminho, criado com a finalidade de recuperar estradas vicinais em terra localizadas no interior do Estado.
De acordo com Edinho Araújo, o Programa Melhor Caminho é considerado o “carro-chefe” da CODASP pela economia apresentada aos cofres públicos e por utilizar material reciclável na melhoria de vias. “Através deste programa recuperamos 3,5 mil quilômetros de estradas vicinais, utilizando cascalho e aproveitando entulho da construção civil. O lixo, problema nos municípios, é solução no campo”, disse.
O Programa Melhor Caminho, também conhecido como Estrada Verde, utiliza o RCC (Resíduo da Construção Civil) e foi implantado em caráter experimental em Descalvado, na Região Administrativa de São Carlos. “Assim, contribuímos para o escoamento da produção agrícola e o desassoreamento dos mananciais, além de proporcionamos a qualidade de vida do homem do campo”, concluiu Edinho Araújo.
Na ocasião, Edmir Chedid explicou que o Programa Melhor Caminho atende às exigências do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão que estabelece as diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão do RCC. “Também garante economia às prefeituras, pois o resíduo da construção civil utilizado tem valor inferior ao praticado sobre o cascalho ou a brita”, finalizou o parlamentar.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP