Serra Negra poderá integrar Projeto Município Verde Azul da Secretaria do Meio Ambiente

Compartilhar


Solicitação foi apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid ao secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto (ao centro).


 


Com a intenção de discutir a implantação de uma agenda ambiental para Serra Negra, o deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) reuniu-se nesta terça-feira, 23, com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto. Na pauta o Projeto Município Verde Azul, que tem por intenção a participação, a democratização e a descentralização da coleta seletiva e da reciclagem do lixo recolhido no município. Nesta reunião, também estiveram o prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi, o vice-prefeito Felipe Amadeu Pinto da Fonseca, o vereador Demétrius Ítalo Franchi e o ex-prefeito de Serra Negra e Bragança Paulista, Jesus Chedid.


Este projeto, que é considerado estratégico pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, visa à elaboração e execução do trabalho de efetivação de uma agenda ambiental. De acordo com o secretário, com a gestão ambiental compartilhada, o Governo do Estado firmou com os municípios uma parceria, que resultou na tomada conjunta de decisões, no estímulo de ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade. “Esta política ambiental descentralizada visa promover a participação da sociedade na gestão ambiental, para que se transforme em agentes comprometidos com as questões ambientais”, disse Francisco Graziano Neto.


Na reunião, o deputado estadual Edmir Chedid destacou o interesse de Serra Negra pelo Projeto Município Verde Azul, ao ressaltar a ansiedade da administração pública municipal com o meio ambiente. Segundo o parlamentar, o trabalho efetivo teve início no ano passado quando a prefeitura retomou atividades essenciais para a manutenção da qualidade de vida da população. “Entre as atividades previstas, está à elaboração de projeto que visa à habitação sustentável, o uso da água e, acima de tudo, a reestruturação ambiental, com destaque à coleta seletiva e à reciclagem do lixo que considero essenciais”, argumentou.


Neste sentido, o prefeito de Serra Negra, Antonio Luigi Ítalo Franchi (Bimbo – Democratas), se comprometeu em concentrar os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva. Para ele, o trabalho principal está focado na coleta seletiva e na reciclagem do lixo. “Nossa intenção é despertar na comunidade o interesse por contribuir e participar ativamente de ações que tenham por finalidade preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida, sejam elas desenvolvidas no seu local de trabalho, condomínio, comunidade ou bairro, além de desenvolver o exercício da cidadania e da responsabilidade social”, explicou.


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente se comprometeu em repassar a Serra Negra os detalhes do Projeto Município Verde Azul. Além disso, também existe a possibilidade de doar à administração pública municipal um caminhão para uso exclusivo do recolhimento do lixo, como ocorre em diversos municípios paulistas. Para tanto, Serra Negra terá de aderir ao projeto com a assinatura de um protocolo de intenções que propõe 10 diretivas que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. Assim é estabelecida a parceria com a secretaria, que orienta as ações para que o município seja certificado como “Verde Azul”.


Veja as imagens.


Ouça a Reportagem.


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?