Solicitação foi apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid ao secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto (ao centro).
Com a intenção de discutir a implantação de uma agenda ambiental para Serra Negra, o deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) reuniu-se nesta terça-feira, 23, com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto. Na pauta o Projeto Município Verde Azul, que tem por intenção a participação, a democratização e a descentralização da coleta seletiva e da reciclagem do lixo recolhido no município. Nesta reunião, também estiveram o prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi, o vice-prefeito Felipe Amadeu Pinto da Fonseca, o vereador Demétrius Ítalo Franchi e o ex-prefeito de Serra Negra e Bragança Paulista, Jesus Chedid.
Este projeto, que é considerado estratégico pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, visa à elaboração e execução do trabalho de efetivação de uma agenda ambiental. De acordo com o secretário, com a gestão ambiental compartilhada, o Governo do Estado firmou com os municípios uma parceria, que resultou na tomada conjunta de decisões, no estímulo de ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade. “Esta política ambiental descentralizada visa promover a participação da sociedade na gestão ambiental, para que se transforme em agentes comprometidos com as questões ambientais”, disse Francisco Graziano Neto.
Na reunião, o deputado estadual Edmir Chedid destacou o interesse de Serra Negra pelo Projeto Município Verde Azul, ao ressaltar a ansiedade da administração pública municipal com o meio ambiente. Segundo o parlamentar, o trabalho efetivo teve início no ano passado quando a prefeitura retomou atividades essenciais para a manutenção da qualidade de vida da população. “Entre as atividades previstas, está à elaboração de projeto que visa à habitação sustentável, o uso da água e, acima de tudo, a reestruturação ambiental, com destaque à coleta seletiva e à reciclagem do lixo que considero essenciais”, argumentou.
Neste sentido, o prefeito de Serra Negra, Antonio Luigi Ítalo Franchi (Bimbo – Democratas), se comprometeu em concentrar os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva. Para ele, o trabalho principal está focado na coleta seletiva e na reciclagem do lixo. “Nossa intenção é despertar na comunidade o interesse por contribuir e participar ativamente de ações que tenham por finalidade preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida, sejam elas desenvolvidas no seu local de trabalho, condomínio, comunidade ou bairro, além de desenvolver o exercício da cidadania e da responsabilidade social”, explicou.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente se comprometeu em repassar a Serra Negra os detalhes do Projeto Município Verde Azul. Além disso, também existe a possibilidade de doar à administração pública municipal um caminhão para uso exclusivo do recolhimento do lixo, como ocorre em diversos municípios paulistas. Para tanto, Serra Negra terá de aderir ao projeto com a assinatura de um protocolo de intenções que propõe 10 diretivas que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. Assim é estabelecida a parceria com a secretaria, que orienta as ações para que o município seja certificado como “Verde Azul”.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP