Imagens de Arquivo
Em destaque, o jornalista Omair Fagundes de Oliveira, que foi homenageado pelo deputado estadual Edmir Chedid com nome à FATEC de Bragança Paulista.
O governador José Serra (PSDB) sancionou a Lei 13.889/09, de autoria do deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), que denomina de “Jornalista Omair Fagundes de Oliveira” a FATEC de Bragança Paulista. No ano passado, o PL 787/08 que sugeria nome à unidade da Faculdade de Tecnologia havia recebido parecer favorável da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O parlamentar explicou que a indicação é uma homenagem ao jornalista Omair Fagundes de Oliveira, que, segundo ele, foi um profissional visionário e empreendedor, responsável pelo projeto que transformou em diário o Bragança-Jornal, fundado por seu pai, José de Oliveira, em 1927. Após o falecimento de seu pai, 41 anos depois, ele tornou-se o responsável pelo desenvolvimento das atividades do periódico.
Edmir Chedid afirmou que a aprovação à Lei garante a denominação da unidade em definitivo. “A FATEC é uma das maiores conquistas da minha carreira política. Além de oferecer ensino superior gratuito aos jovens da região, fará uma justa homenagem ao empreendedorismo demonstrado pelo jornalista Omair Fagundes de Oliveira, responsável pela evolução da imprensa local”, comentou o parlamentar.
Nascido em Bragança Paulista, em novembro de 1927, Omair Fagundes de Oliveira também foi um pioneiro no aproveitamento da internet ao implantar a versão on line do Bragança-Jornal Diário, um dos primeiros no Brasil e o primeiro na região a oferecer o acesso via internet. Como gestor público, realizou importante obra social quando exerceu o cargo de primeiro presidente da Empresa Municipal de Habitação.
Além da atividade jornalística, ele exerceu cargos em entidades beneficentes, esportivas e culturais, como a Santa Casa de Misericórdia e o ISE (Instituto Social e Educacional). “Ele foi um homem simples, sendo que seus melhores amigos eram os tipógrafos, impressores, redatores e repórteres do jornal. Fico realmente feliz com a notícia sobre a aprovação da Lei”, finalizou Edmir Chedid.
Da Redação