Edmir Chedid destacou as atividades da Prefeitura de Serra Negra. Secretária Rita Passos elegiou a iniciativa da administração pública municipal e do parlamentar.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) solicitou à secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos, a inclusão de Serra Negra no programa de subvenção do Governo do Estado para a manutenção do Projeto Casa Dia. A solicitação foi apresentada durante reunião na sede da SEADS, em São Paulo, nesta quarta-feira, 10, que também contou a presença de representantes do município, como o prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi (Bimbo – Democratas), o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Felipe Amadeu da Fonseca, a presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Zaira Antunes Franchi, e o vereador Demétrius Ítalo Franchi (Democratas).
Desenvolvido a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Serra Negra e a ONG das “Irmãs Franciscanas Filhas da Divina Providência”, o Projeto Casa Dia atende a 20 idosos em modalidade não asilar. Todos são atendidos na sede própria da organização não-governamental, com atividades lúdicas, de recreação e de reintegração social, além do acompanhamento profissional gratuito oferecido por médicos e psicólogos contratados pela administração pública municipal. “Nossa intenção é fazer com que o número de vagas aos idosos seja aumentado ainda neste semestre. Afinal, temos uma população de idosos no município estimada em 3,8 mil pessoas”, explicou o prefeito Bimbo.
No ofício, a Prefeitura de Serra Negra pediu recursos financeiros para a aquisição de equipamentos, móveis e utensílios domésticos para subsidiar o funcionamento do Projeto Casa Dia. “Este projeto segue o que há de referência em nível nacional no atendimento ao idoso. No local, além das atividades recreativas, existe a preocupação de promoção de iniciativas voltadas à ação e prevenção de diversos problemas que estas pessoas enfrentam na sociedade. Estamos preocupados que estas pessoas da sociedade, motivo pelo qual fizemos a solicitação através do deputado estadual Edmir Chedid, que tem demonstrado sensibilidade às solicitações de Serra Negra”, concluiu o prefeito.
Durante a reunião, o deputado estadual Edmir Chedid lembrou que ao buscar recursos para o Projeto Casa Dia, a Prefeitura de Serra Negra cumpre com um dos artigos do Estatuto do Idoso, aprovado em 2003. Segundo o parlamentar, além do atendimento preferencial no SUS (Sistema Único de Saúde), com a devida distribuição de remédios, as pessoas que possuem 60 ou mais têm direito a acompanhamento. “O idoso internado ou em observação tem direito a acompanhamento. Isso se refere aos casos de internação, mas em Serra Negra observamos uma preocupação maior com estas pessoas, motivo pelo qual buscamos este acompanhamento social e não somente na área da saúde”, destacou.
A secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos, fez elogios à iniciativa da Prefeitura de Serra Negra e, ainda, à preocupação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid que, como afirmou, “se empenha em diversas causas sociais”. Em relação às solicitações apresentadas, ela explicou que a liberação de recursos financeiros depende da disponibilidade da aprovação do Governo do Estado. “A aprovação aparece associada à previsão orçamentária da secretaria. Existem muitas prioridades no Estado, mas apresentarei este pedido pessoalmente ao governador José Serra (PSDB), que também se engaja em várias campanhas sociais”, concluiu.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP