Parlamentar pede recursos ao Projeto Casa Dia da Prefeitura de Serra Negra

Compartilhar


Edmir Chedid destacou as atividades da Prefeitura de Serra Negra. Secretária Rita Passos elegiou a iniciativa da administração pública municipal e do parlamentar.


 


O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) solicitou à secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos, a inclusão de Serra Negra no programa de subvenção do Governo do Estado para a manutenção do Projeto Casa Dia. A solicitação foi apresentada durante reunião na sede da SEADS, em São Paulo, nesta quarta-feira, 10, que também contou a presença de representantes do município, como o prefeito Antonio Luigi Ítalo Franchi (Bimbo – Democratas), o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Felipe Amadeu da Fonseca, a presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Zaira Antunes Franchi, e o vereador Demétrius Ítalo Franchi (Democratas).


Desenvolvido a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Serra Negra e a ONG das “Irmãs Franciscanas Filhas da Divina Providência”, o Projeto Casa Dia atende a 20 idosos em modalidade não asilar. Todos são atendidos na sede própria da organização não-governamental, com atividades lúdicas, de recreação e de reintegração social, além do acompanhamento profissional gratuito oferecido por médicos e psicólogos contratados pela administração pública municipal. “Nossa intenção é fazer com que o número de vagas aos idosos seja aumentado ainda neste semestre. Afinal, temos uma população de idosos no município estimada em 3,8 mil pessoas”, explicou o prefeito Bimbo.


No ofício, a Prefeitura de Serra Negra pediu recursos financeiros para a aquisição de equipamentos, móveis e utensílios domésticos para subsidiar o funcionamento do Projeto Casa Dia. “Este projeto segue o que há de referência em nível nacional no atendimento ao idoso. No local, além das atividades recreativas, existe a preocupação de promoção de iniciativas voltadas à ação e prevenção de diversos problemas que estas pessoas enfrentam na sociedade. Estamos preocupados que estas pessoas da sociedade, motivo pelo qual fizemos a solicitação através do deputado estadual Edmir Chedid, que tem demonstrado sensibilidade às solicitações de Serra Negra”, concluiu o prefeito.


Durante a reunião, o deputado estadual Edmir Chedid lembrou que ao buscar recursos para o Projeto Casa Dia, a Prefeitura de Serra Negra cumpre com um dos artigos do Estatuto do Idoso, aprovado em 2003. Segundo o parlamentar, além do atendimento preferencial no SUS (Sistema Único de Saúde), com a devida distribuição de remédios, as pessoas que possuem 60 ou mais têm direito a acompanhamento. “O idoso internado ou em observação tem direito a acompanhamento. Isso se refere aos casos de internação, mas em Serra Negra observamos uma preocupação maior com estas pessoas, motivo pelo qual buscamos este acompanhamento social e não somente na área da saúde”, destacou.


A secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos, fez elogios à iniciativa da Prefeitura de Serra Negra e, ainda, à preocupação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid que, como afirmou, “se empenha em diversas causas sociais”. Em relação às solicitações apresentadas, ela explicou que a liberação de recursos financeiros depende da disponibilidade da aprovação do Governo do Estado. “A aprovação aparece associada à previsão orçamentária da secretaria. Existem muitas prioridades no Estado, mas apresentarei este pedido pessoalmente ao governador José Serra (PSDB), que também se engaja em várias campanhas sociais”, concluiu.


Veja as imagens.


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?