Área doada pela Prefeitura de Bragança Paulista para a construção da FATEC fica no Jardim da Fraternidade.
O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) afirmou nesta quarta-feira, 10, que o início das atividades do Centro Educacional do SESI Bragança Paulista está previsto para fevereiro de 2011. A unidade construída, considerada modelo em nível estadual, atende solicitação do parlamentar realizada em 2006 ao presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf. O trabalho de terraplenagem no local onde será construído o centro educacional deverá ser concluído até o fim deste mês, quando terão início as obras do prédio.
O Centro Educacional do SESI Bragança Paulista ocupará uma área estimada em 22 mil m², na Rua Ernesto Vaz de Lima, no Jardim da Fraternidade. No local, serão construídas salas que funcionarão em período integral, conforme novo modelo de ensino adotado pela instituição. Desta forma, o SESI poderá dobrar o número de vagas que é oferecido no município, atualmente com 800 alunos em suas duas unidades. Toda esta estrutura deverá estar concluída no segundo semestre, entre os meses de outubro e novembro, conforme cronograma estabelecido no contrato de licitação de obras.
Em Bragança Paulista, o Centro Educacional do SESI recebeu investimento de R$ 12,2 milhões. Neste valor, também estão incluídas as despesas com a construção de salas de atendimento integral ao aluno, refeitórios e unidades de saúde (ambulatório e clínica dentária). De acordo com o deputado Edmir Chedid, ainda há a previsão de construção de centro cultural e praças esportivas numa área de 7,9 mil m². “No entanto, esta área ainda se encontra em processo de regularização entre o SESI São Paulo e a Prefeitura de Bragança Paulista. Acredito que até o fim deste semestre tudo esteja resolvido”, explicou.
Além do Centro Educacional do SESI, a FIESP espera construir uma unidade para o SENAI (Serviço nacional de Aprendizagem Industrial), que ampliará as vagas para os cursos técnicos e para as classes de ensino continuado especializado com foco na demanda apresentada pelo polo industrial da Região Bragantina. “Com isso, o investimento final previsto será da ordem de R$ 35 milhões, o que considero de fundamental importância para nossa região. Afinal, poderemos oferecer mais uma opção ao jovem em formação, além de mão de obra qualificada ao setor industrial”, disse o deputado estadual Edmir Chedid.
FATEC
Em relação à FATEC (Faculdade de Tecnologia), o deputado estadual Edmir Chedid informou que o prédio definitivo da instituição será construído no Bairro Uberaba (Distrito Industrial IV), numa área de 22 mil m². Atualmente, a FATEC ocupa provisoriamente o antigo prédio da EMEF Haidée Marçal, no Bairro Henedina Cortez. “Segundo o Governo do estado, o prédio da FATEC deverá ser concluído no segundo semestre de 2011. Com isso, poderemos aumentar o número de cursos e, consequentemente, de vagas gratuitas aos alunos do município e da região”, concluiu o parlamentar.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP