Educação estuda implantação de Circuito de Câmeras em escolas públicas estaduais

Compartilhar


Deputado estadual Edmir Chedid e o presidente do Conselho de Segurança de Amparo, Luiz Jacob, discutem o CCTV.


 


A Secretaria de Estado da Educação informou nesta quinta-feira, 21, que estuda a possibilidade de implantação do CCTV (Circuito de Câmeras de TV) nas escolas estaduais de Amparo. A solicitação, apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas), também atende ao pedido do presidente local do Conselho de Segurança, Luiz Jacob. A instalação do CCTV aparece como alternativa no combate ao crime, principalmente aos relacionados à violência física contra crianças e adolescentes e ao tráfico de entorpecentes observado próximo às unidades estaduais de ensino.


No argumento que apresentou à Secretaria de Estado da Educação, o deputado estadual Edmir Chedid afirmou que a vigilância através do CCTV torna-se necessária diante das estatísticas que comprovam o expressivo aumento da criminalidade no entorno das escolas públicas do interior paulista. Ele declarou que a implantação do Circuito de Câmeras poderá inibir a ação de criminosos. “O CCTV não irá colocar fim ao problema. Mas tenho certeza que poderá dificultar e até desencorajar a ação de marginais. Afinal, o CCTV pode aumentar o risco de flagrante”, comentou.


Para o presidente do Conselho de Segurança, Luiz Jacob, o Circuito de Câmeras de TV também poderá oferecer subsídios ao patrulhamento escolar realizado pela Polícia Militar. Ele explicou que a implantação do CCTV deve ser compreendida como “necessidade de interesse público”. “Estamos falando do interesse de funcionários, de professores e de pais ou responsáveis por alunos que acreditam na instituição escolar. E, ainda, no seu trabalho educacional que, supõe-se, possa resultar na construção de um futuro promissor para crianças e adolescentes”, destacou.


Em resposta ao ofício apresentado por Edmir Chedid, a Secretaria de Estado da Educação informou que, em conjunto com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), está se empenhando para viabilizar a implantação do CCTV nas unidades escolares e prédios administrativos da rede pública estadual de ensino. “No entanto, não se trata apenas da implantação, mas da viabilização de um sistema de monitoramento remoto que permita diminuir os riscos de ocorrências em áreas de vulnerabilidade”, destacou a assistente da Coordenadoria de Ensino do Interior, Maria Nazareth Cardoso.


Atualmente, o CCTV é amplamente utilizado em propriedades privadas, tornando-se pré-requisito, juntamente com um amplo sistema de segurança, na escolha da compra de um imóvel. Estabelecimentos comerciais instalaram sistemas de Circuito de Câmeras para garantir maior segurança aos clientes e funcionários. Há mais de sete anos, alguns municípios também adotaram a medida e conseguiram conter de maneira drástica o crescimento da violência e reduzir os índices de criminalidade. Estes resultados foram obtidos somente com a vigilância acirrada por meio do CCTV.


 


 


Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP

Rolar para cima
Precisa de ajuda?