O deputado estadual Edmir Chedid (Democratas) participou nesta sexta-feira, 02, da inauguração do Corredor Sumaré-Campinas (trecho de Sumaré). A solenidade contou com a participação do governador José Serra (PSDB) e do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. Com o empreendimento, o Governo do Estado de São Paulo também entregou um conjunto de obras que integra melhorias em oito quilômetros viários, construção de um viaduto de 35m de extensão sobre a linha férrea, instalação de 18 conjuntos de abrigos duplos e ajustes nas vias do entorno do Terminal Rodoviário de Sumaré. O investimento foi de R$ 26,5 milhões.
Estas ações do Governo de São Paulo propiciarão aos usuários do transporte público mais segurança, conforto e rapidez nas viagens realizadas com as linhas de ônibus intermunicipais da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Além da pavimentação, sinalização vertical, horizontal e da instalação de semáforos, estão sendo instaladas 18 estações de embarque e desembarque com abrigos duplos, que deverão estar concluídas em novembro deste ano. O destaque do conjunto de obras é o viaduto construído pela EMTU/SP sobre a linha férrea, uma antiga reivindicação da população, que colocará um fim ao estrangulamento do tráfego de veículos.
A extensão total do sistema viário, incluindo este viaduto, é de 570m. Para Edmir Chedid, presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa, o viaduto é o grande diferencial das obras entregues à comunidade. “A largura da pista sobre o viaduto é de 9m. Além disso, foram construídos dois passeios com largura de 1,5m cada. Desta forma, o trafego de veículos fluirá continuamente ao contrário do que ocorria antigamente, onde somente um veículo podia passar por vez. Para trazer este benefício, conforto aos motoristas e segurança à população local, o Governo do Estado investiu R$ 3,6 milhões”, explicou.
O Corredor Sumaré-Campinas tem como finalidade organizar todo o transporte público entre os municípios da RMC (entre Campinas e Santa Bárbara d´Oeste), propiciando aos usuários mais opções de transporte com a integração física nos terminais entre as linhas municipais e metropolitanas. “Este novo sistema acompanha a tendência de crescimento dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas. Por isso, esse novo trecho entregue em Sumaré vai permitir a melhoria das condições ambientais por conta, principalmente, da redistribuição das linhas e da operação da quantidade de ônibus adequada a cada um destes municípios”, disse.
Até o fim deste ano, a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) realizará uma série de intervenções complementares em municípios da Região Metropolitana de Campinas, com a intenção de proporcionar mais mobilidade, conforto e segurança à população. As obras previstas incluem a construção de dois calçadões de acesso ao Terminal Metropolitano de Americana, que começou a operar há dois meses. Um deles terá 120m de extensão, saindo do Mercado Municipal e, o outro, com 200m, fará a ligação com o Terminal Urbano. Na praça central, será construída uma baia com abrigos, exclusiva para os ônibus metropolitanos.
A EMTU/SP também instalará o novo modelo de abrigos projetado pela empresa em 30 paradas das vias por onde circulam as linhas metropolitanas. Serão, ao todo, 60 módulos de abrigos. “Em Campinas, a EMTU/SP iniciou nova etapa das obras com a construção da terceira faixa, pavimentação, execução de Estações de Embarque na Avenida Sul-Leste – Lix da Cunha –, entre a Estação de Transferência Anhanguera e a Praça Cury Junior. Na altura da praça também será construído um viaduto sobre a Rua Irmã Maria Terrier, que propiciará acesso direto dos automóveis para o Bairro IV Centenário”, concluiu o deputado estadual Edmir Chedid.
Corredor Sumaré-Campinas
O Corredor Sumaré-Campinas tornou-se realidade em setembro de 2008 com a inauguração das obras realizadas sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e da EMTU/SP. O investimento do Governo do Estado neste projeto, de R$ 150 milhões, integra o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. O total do investimento, de R$ 20 bilhões, é o maior já destinado ao setor e inclui as três Regiões Metropolitanas do Estado (São Paulo, Campinas e Baixada Santista). Na primeira etapa, foram construídos dois terminais metropolitanos (Campinas e Hortolândia), uma Estação de Transferência (Anhanguera), além da reforma de um terminal (Monte Mor) e melhorias no sistema viário que propiciarão viagens rápidas e seguras a cerca de 3,5 milhões de passageiros/mês. O trecho de 33 km de extensão liga os municípios de Campinas a Sumaré. Dez quilômetros são de faixas exclusivas para a operação de ônibus.
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Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP