Riscos de desastres naturais no Estado serão alertados por SMS

Compartilhar

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (DEM) considerou positiva e importante a iniciativa da Defesa Civil do Estado de São Paulo em informar para a comunidade por meio de SMS os riscos de desastres naturais. A partir de agora, qualquer cidadão poderá se cadastrar para receber gratuitamente alertas no aparelho celular, similar ao que já ocorre nos Estados Unidos e Japão.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implantado em nível estadual pela Coordenadoria de Defesa Civil. “Este sistema já funciona no Paraná e em Santa Catarina, onde foi implantado como projeto piloto. Em nível estadual, terá capacidade para alcançar os 42 milhões de celulares ativos em São Paulo”, explicou o parlamentar.

Edmir Chedid garantiu que a medida vai auxiliar diretamente nas atividades de salvamento da Defesa Civil em casos de chuvas fortes, deslizamentos, enchentes, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos. “A vantagem do SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados”, complementou.

Para se cadastrar, a pessoa precisa enviar um SMS para o número 40199, escrevendo somente o CEP de interesse (por exemplo, 13020060; sem pontos e hífen). Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados. “Os alertas são curtos, com até 160 caracteres”, finalizou Edmir Chedid.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.
Pelo celular, Telegram e WhatsApp.

Anselmo Dequero | MTB 29.034
anselmo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419

Rolar para cima