SÃO PAULO – A Secretaria de Logística e Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), confirmou que poderá realizar na próxima semana a análise da solicitação do deputado Edmir Chedid (DEM) referente às melhorias na SP-197 (Rod. Américo Piva), entre Brotas e Torrinha, e também na SP-304 (sem denominação), entre Santa Maria da Serra e Torrinha.
De acordo com o documento, há trechos nessas rodovias em péssimo estado de conservação, resultando em sérios prejuízos para os usuários do sistema viário. “O pavimento precisa urgentemente de um recapeamento e também de consequente fiscalização do poder público devido o excesso de caminhões para o transporte de cana-de-açúcar que utilizam essas vias”, disse o parlamentar.
Edmir Chedid também destacou a precariedade dos acostamentos das vias deteriorados em sua grande extensão. “O mato tomou conta de grande parte do que deveria servir de faixa de apoio aos motoristas, fato que tem gerado muitas reclamações. Em alguns trechos, para se ter uma ideia, também há buracos que colocam em risco os que utilizam o sistema viário à noite”, complementou.
O documento elaborado pelo parlamentar está fundamentado nas reivindicações de prefeitos e vereadores de municípios beneficiados pelas duas rodovias, como Barra Bonita, Dois Córregos e Mineiros do Tietê. “Não podemos mais aceitar que nossa comunidade utilize vias que não ofereçam segurança aos motoristas e aos pedestres que dependem desses trechos para suas atividades”.
Trechos
O relatório aponta como emergencial as obras de recapeamento no perímetro urbano da SP-197, em Torrinha (perpendicular à Av. João Paulo II). Na SP-304, há necessidade de intervenção no trecho urbano de Dois Córregos, como no acesso à Av. Godofredo Schilini; a situação também é preocupante na intersecção com a Rod. Antonio Pacheco de Oliveira Prado, em Barra Bonita.
“Estes são trechos considerados emergenciais nessas rodovias. Mas pelo que pudemos constatar existem problemas em praticamente toda a extensão das pistas. Além disso, faltam sinalização e dispositivo de segurança principalmente no acesso às áreas de plantação onde há grande número de treminhões. A fiscalização da Polícia Militar Rodoviária (PMR) também é bastante falha”, finalizou.
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Anselmo Dequero | MTB 29.034
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