Benefício para os municípios contempla reivindicação dos deputados Edmir Chedid e Marcelo Squassoni.
BRASÍLIA – O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, confirmou nesta quinta-feira, 28/09, a liberação de ambulâncias para municípios que integram o Circuito das Águas e a Região Bragantina. Os veículos foram indicados ao orçamento pelo deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP), conforme cronograma organizado pelo deputado Edmir Chedid (DEM) a partir de requerimentos que comprovavam a necessidade constatada em nível municipal.
As ambulâncias serão designadas para as secretarias municipais de saúde de Amparo, Bom Jesus dos Perdões, Holambra, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Socorro e Tuiuti, além de Santa Bárbara d’Oeste (Região Metropolitana de Campinas). Os veículos integram a frota de 6,5 mil unidades adquiridas com os R$ 520 milhões autorizados pela União em benefício dos municípios. A previsão é de que estejam em operação até o fim deste ano.
“Os veículos serão utilizados para o transporte de pacientes que necessitam de locomoção para os serviços de saúde, além de garantir o transporte entre municípios e serviços de referência médico-hospitalar, como os localizados em Campinas e São Paulo. Essa ação facilita o acesso para as consultas, os exames e a internação para as cirurgias eletivas, beneficiando principalmente os que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, garantiu Edmir Chedid.
Na ocasião, Marcelo Squassoni declarou que o investimento para aquisição desses veículos foi autorizado por meio de portaria. “Dessa forma, o Ministério da Saúde pode utilizar recursos programáticos, o que facilita o acesso da gestão local à ampliação desses serviços, de forma menos burocrática e mais ágil, tendo em vista que até então esse tipo de ambulância só poderia ser adquirida por intermédio de emendas parlamentares”, completou o deputado federal.
O Ministério da Saúde informou que a aquisição de ambulâncias foi possível devido à economia de R$ 3,8 bilhões em recursos no período de 18 meses. O valor, ainda de acordo com informações da pasta, foi reinvestido na habilitação de serviços considerados essenciais à saúde pública. “Saúde pública é a nossa prioridade. É imprescindível que cada município tenha veículos de ambulância em bom estado para atender a população”, concluiu Marcelo Squassoni.
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram, Twitter e YouTube.
Pelo celular, Telegram e WhatsApp.
Anselmo Dequero | MTB 29.034
anselmo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419