Municípios do Circuito das Águas reivindicam recursos à saúde pública

Compartilhar

Deputados Edmir Chedid e Herculano Passos durante encontro com o prefeito André Bozola, de Socorro.

ITATIBA – Representantes políticos de cinco municípios do Circuito das Águas reafirmaram nesta segunda-feira, 18/09, a importância da liberação de recursos dos governos estadual e federal para a manutenção dos serviços e ampliação das atividades em saúde pública. A reivindicação foi apresentada para os deputados Edmir Chedid (DEM) e Herculano Passos (PSD-SP) durante audiências realizadas em Águas de Lindóia, Itatiba, Lindóia, Serra Negra e Socorro.

Os parlamentares se reuniram com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores com o intuito de registrar as solicitações em benefício dos municípios num documento que será enviado, respectivamente, à Secretaria e ao Ministério da Saúde. “Esta tem sido uma solicitação constante dos gestores públicos municipais, fato que nos preocupa. Por isso, reiteramos nosso compromisso em continuar atuando a fim de promover melhorias à comunidade”, disse Edmir Chedid.

Além de Santas Casas e hospitais filantrópicos, o parlamentar comentou ainda que tem defendido junto ao governo estadual mais investimentos para a conservação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como a ampliação de programas e projetos que resultem em benefícios à comunidade de baixa renda, sem acesso aos planos privados de saúde. “Como exemplo, cito a implantação do AME Cirúrgico de Amparo, que já começa a resultar em melhorias”, afirmou.

O deputado federal Herculano Passos explicou que, apesar dos esforços empenhados em nível estadual, a União também tem responsabilidades com os municípios. “Os gestores públicos não têm mais condições de promover melhorias na saúde pública e tampouco noutras áreas da administração, como Habitação e Saúde. Diante dessa situação, entendo que caiba ao governo federal apoiar as iniciativas a partir da liberação de investimentos às prefeituras”, comentou.

Neste ano, Herculano Passos indicou ao orçamento público do governo federal R$ 1,7 milhão ao Circuito das Águas. O investimento deverá contemplar as cinco prefeituras conforme documento do parlamentar encaminhado aos ministérios de Cidades, Saúde e Turismo. “Deste valor, R$ 250 mil foram destinados para a saúde pública de Socorro. O valor restante foi distribuído aos projetos de infraestrutura urbana e melhorias ao turismo”, finalizou o parlamentar.

Audiências
A primeira audiência dos parlamentares, realizada na prefeitura de Itatiba, contou com a participação do prefeito e vice-prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e José Roberto Fumach, respectivamente; dos vereadores Alberto Hiroshi Bando, Eduardo Vaz Pedroso, José Roberto Alves Feitosa e Roselvira Passini. Também participaram o secretário de Governo, Jeferson Rubens Boava, e o coordenador da pasta, Wagner Dias de Carvalho; o gerente regional da CDHU, Vitório Bando; e o diretor da Etec, Cristiano Augusto de Oliveira.

Em Serra Negra, Edmir Chedid e Herculano Passos foram recebidos pelo prefeito Sidney Antonio Ferraresso; pelo presidente da Câmara Municipal, Felipe Amadeu Pinto da Fonseca (Felipe do Tó), e pelos vereadores Leonel Franco Atanazio (Léo da Ambulância), Paulo Leopoldo Marchi Giannini e Wagner da Silva Del Buono (Waguinho do Hospital); e pelos ex-prefeitos Antonio Luigi Ítalo Franchi (Bimbo) – atual secretário municipal de Agricultura – e João Dei Santi. Também participaram o vereador de Amparo, Hélio Favoretto, e o presidente local do Partido Democratas, Osmar Scachetti.

Na sequência, os deputados estiveram em Lindóia para duas reuniões: na primeira, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, José Humberto Pietrafesa dos Santos (Berto Santos), e pelos vereadores Ademir Domingos do Couto, Benedito Orlando Granconato Júnior (Juninho), Bruno Fischer Tardeli e Marcelo Bueno Loiola, numa reunião que também contou com a participação do ex-prefeito José Justino Lopes e do ex-vice-prefeito Luís Cláudio Perciani. Depois, no paço municipal, se reuniram com o prefeito e o vice-prefeito Luiz Carlos Scarpioni Zambolim e Pedro Mendes Tortelli, respectivamente, a primeira-dama Maria Aparecida Franchi Zambolim; e os vereadores Aparecido Luiz Matos (Luiz do Trailler), Donizete Ferreira de Almeida (Donizete do Trator), Lucas Godoi Torteli e Rafael de Souza Pinto (Periquito).

Em Águas de Lindóia – penúltimo município deste ciclo de visitas –, Edmir Chedid e Herculano Passos se reuniram com o prefeito e vice-prefeito Gilberto Abdou Helou (Gil Helou) e João Batista Orru, respectivamente; os vereadores André Luís Alves de Moraes, Eduardo Rezende Zucato (Du Dentista), Irene Aparecida dos Santos Parolim, Marcos Rogério Nucci (Rogério dos Moreiras), Rodemir Claudio Rodrigues (Guaru) e Vagner Aparecido de Souza Godoy; e o ex-prefeito Antonio Nogueira. Também participaram as irmãs Maria Redígolo e Alaíde Costa, ambas do Hospital Geral Dr. Francisco Tozzi e Santa Casa.

Por fim, foram recebidos pelo prefeito e o vice-prefeito André Bozola e Edelson Cabral Teves, em Socorro. O encontro contou ainda com a participação do chefe de gabinete, Henrique Cézar Coutinho da Rocha, além de secretários e diretores municipais. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Edeli de Fatima Antunes de Almeida, Lauro Aparecido de Toledo (Lauro Poca) – presidente – e Luís Carlos Borin (Ferrão do Oratório).

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.
Pelo celular, Telegram e WhatsApp.

Anselmo Dequero | MTB 29.034
Marlon Maciel | MTB 33.154
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419 – 11.96910 8610

Rolar para cima