Parlamentar sugere que programa ‘Raio-X’ receba indicações no Estado

Compartilhar

Edmir Chedid disse que a intenção é conhecer essas instituições e saber como estão organizadas internamente.

SÃO PAULO – Um programa inédito da Secretaria da Saúde determina que as instituições públicas ou privadas que recebem os recursos financeiros do governo estadual deverão informar em detalhes os planos de assistência, de controle econômico-financeiro, de operações e de qualidade neste ano. Esta iniciativa recebeu o apoio do deputado Edmir Chedid (DEM) na Assembleia Legislativa (Alesp), que será responsável por realizar o acompanhamento do programa.

O “Raio-X” – nome como está sendo denominado o programa – será destinado aos hospitais filantrópicos e às Santas Casas de Misericórdia conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) que recebem recursos do governo estadual. A iniciativa abrange também os serviços que mantêm convênios com os municípios, mas que recebem auxílio financeiro com recursos do tesouro estadual.

“O intuito deste programa é justamente conhecer essas instituições e saber como estão organizadas internamente para atender à população, como estão lidando com a questão econômico-financeira e, principalmente, qual a qualidade da assistência médico-hospitalar oferecida, por meio de levantamento a ser realizado em parceria com a Secretaria, incluindo análise de indicadores, visando à melhoria da qualidade dos serviços públicos”, completou Edmir Chedid.

De acordo com o parlamentar, as instituições serão escolhidas por meio de sorteio. “Depois, uma equipe técnica da Secretaria fará visita às instituições para preenchimento in loco do roteiro das informações necessárias. Todos os hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórdia receberão um comunicado com a relação de documentos que deverão ser providenciados”, garantiu.

Apesar do método já definido pela Secretaria da Saúde, Edmir Chedid entende que também caberá ao Poder Legislativo não somente apoiar a iniciativa, mas indicar as instituições a fim de contribuir com a melhoria do atendimento prestado à comunidade. “Tenho destinado, por exemplo, muitos recursos financeiros às instituições do Circuito das Águas e da Região Bragantina. Por isso, entendo que esta atividade também deva contemplar nossas indicações”, disse.

Disponível em Áudio | Disponível em Vídeo

Raio-X
O roteiro do programa “Raio-X” é composto por cinco tópicos principais: Plano Diretor e Operativo, Institucional, Assistencial, Econômico-Financeiro e Administrativo. Esta atividade, que teve início efetivo somente em março deste ano, é considerada referência em nível nacional. “A expectativa é que possa se tornar permanente em todo o Estado de São Paulo”, finalizou o parlamentar.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.
Pelo celular, Telegram e WhatsApp.

Anselmo Dequero | MTB 29.034
anselmo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419

Rolar para cima