Especialistas e gestores públicos debatem futuro dos municípios

Compartilhar

Edmir Chedid, Rodrigo Garcia e o prefeito anfitrião, Jesus Chedid, durante encontro entre gestores públicos em Bragança Pta..  

BRAGANÇA PTA. – O deputado Edmir Chedid (DEM) ressaltou a importância das inovações nas leis que afetam diretamente as prefeituras e defendeu investimentos dos governos estadual e federal em iniciativas de capacitação aos servidores municipais a fim de promover atualização e modernização dos serviços em áreas estratégicas da administração pública.

“Um momento importante para troca de experiências com aquelas pessoas que melhor entendem dos assuntos abordados. Dessa maneira, os técnicos e gestores das prefeituras tiveram um momento de aprendizado do que e como pode ser feito, bem como o que não pode, muitas vezes sem custo algum ao município. Mas para isso ocorra, ou seja, para chegar ao beneficiário final, que é o cidadão, é preciso que os servidores estejam atualizados e bem preparados para atender com agilidade e eficiência”.

A declaração ocorreu na sexta-feira, 18/8, durante debate com especialistas e gestores públicos da Região Bragantina e do Circuito das Águas sobre políticas públicas em diversas áreas da administração municipal. O evento, que ocorreu no auditório do Complexo de Segurança, Emergência e Mobilidade (Cisem), da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, em Bragança Paulista (Região Administrativa de Campinas), contou com a participação de autoridades de 21 municípios, entre eles o prefeito Jesus Chedid e o vice-prefeito Amauri Sodré, do secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, e do deputado federal Marcelo Squassoni.

Entre os temas abordados, restruturação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), abertura do Plano de Ações Articuladas (PAR) às prefeituras, além de mobilidade urbana, Programa Cidade Legal e novidades na legislação de regularização fundiária.

Cerca de 200 pessoas participaram do encontro com representantes de Amparo, Atibaia, Bragança, Bom Jesus dos Perdões, Igaratá, Itatiba, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Isabel, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Valinhos. Secretários da Educação, Habitação, do Trânsito, Jurídico, arquitetos, urbanistas e representantes de cartórios de registros de imóveis também marcaram presença.

Disponível em Vídeo | Imagem

Debate
O Encontro entre gestores municipais foi dividido em dois blocos. Pela manhã, temas como “Convênios e modernização do Detran”, com o presidente do órgão, Maxwell Vieira, e “Orientações sobre Prestação de Contas e “Plano de Ações Articuladas (PAR)”, com o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Ministério da Educação, Leandro Damy.

O secretário da Habitação, Rodrigo Garcia, reabriu os debates no período da tarde sobre a retomada de investimentos e o programa habitacional do Estado. Em seguida, o diretor de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades, Silvio Figueiredo, falou dos avanços e desafios da nova Lei de Regularização Fundiária. O tema também foi abordado pelo coordenador institucional do Programa Cidade Legal, Renato Góes. O coordenador estadual do Cidade Legal, Eugênio Zuliani, encerrou o encontro com o painel “Regularização Fundiária no Estado de São Paulo e ações do Programa Cidade Legal”.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.
Pelo celular, Telegram e WhatsApp.

Marlon Maciel | MTB 33.154
marlon@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.96910 8610

Rolar para cima