Relatório à Secretaria da Saúde aponta problemas da Região Bragantina

Compartilhar

Assessor parlamentar Luiz Mello, secretário da Saúde, David Uip, e o deputado Edmir Chedid durante reunião em São Paulo.

SÃO PAULO – Relatório elaborado pelo deputado Edmir Chedid (DEM) aponta uma série de atrasos na realização de consultas – e na consequente liberação de exames – para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizam os serviços dos hospitais e das Santas Casas de Misericórdia do Circuito das Águas e da Região Bragantina. O documento comprova ainda a falta de recursos financeiros do governo estadual para a compra de medicamentos de alto custo.

As dificuldades enfrentadas pelos municípios na manutenção e ampliação de programas e de projetos em saúde pública foram discutidas pelo parlamentar com o secretário de Estado da Saúde, David Uip. A reunião também contou com a participação do assessor parlamentar da Secretaria, Luiz Mello. “Mais uma vez pude reiterar meu descontentamento e minha preocupação com a comunidade que não possui acesso aos planos privados de saúde”, garantiu o parlamentar.

Edmir Chedid explicou que, somente em Bragança Paulista, existem quase 1,2 mil cirurgias em atraso; o número é maior se considerada a demanda dos municípios do entorno, como Atibaia e Amparo. “Disse ao secretário que precisamos de mais ação e menos promessa do governo estadual. Não podemos mais aceitar esta situação, que infelizmente tende a piorar nos próximos meses caso não haja uma atividade rápida e efetiva do poder público estadual”, completou.

Em relação a Bragança Paulista, lamentou a falta e o consequente atraso no repasse de investimentos do governo estadual ao Hospital Universitário São Francisco (HUSF), o que tem prejudicado, por exemplo, na implementação dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já em Serra Negra, apesar do compromisso com a prefeitura, o Hospital Santa Rosa de Lima, referência no atendimento na microrregião, deixou de receber recursos do governo do Estado.

“Os municípios precisam do apoio da Secretaria para a manutenção das atividades em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Somente desta maneira poderemos promover as melhorias necessárias aos pacientes que utilizam os serviços médico-hospitalares por intermédio do SUS. As reivindicações das prefeituras são quase que diárias à Assembleia Legislativa (Alesp), que tem se empenhado em buscar alternativas para este problema que afeta todo o Estado”, destacou.

Governo Federal
Edmir Chedid garantiu ainda que tem atuado em parceria com os deputados federais Herculano Passos (PSD-SP) e Marcelo Squassoni (PRB-SP) a fim de garantir recursos financeiros da União ao Circuito das Águas e à Região Bragantina. “Por meio de emenda dos parlamentares ao orçamento do governo Federal, algumas prefeituras da região têm promovido melhorias no atendimento básico prestado principalmente para os que mais precisam de apoio”, finalizou.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.
Pelo celular, Telegram e WhatsApp.

Anselmo Dequero | MTB 29.034
anselmo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419

Rolar para cima