São Paulo firma acordo com municípios para reduzir mortes no trânsito

Compartilhar

Geraldo Alckmin e o prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid, durante a assinatura do protocolo de intenções.

SÃO PAULO – O Poder Executivo, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, confirmou nesta terça-feira, 19/03, o repasse de R$ 100 milhões para 52 municípios. Este investimento, que também deverá beneficiar a prefeitura de Bragança Paulista, poderá ser utilizado em programas ou projetos com o intuito de promover a redução do número de óbitos no trânsito até 2020.  

Na primeira etapa da parceria firmada pelo governo do Estado serão realizadas visitas de diagnóstico e construídos os planos de ação nos municípios contendo as medidas preventivas e de melhorias em relação à conscientização, fiscalização e infraestrutura. Além disso, nestes 52 municípios contemplados, ainda será proposta a criação de um Comitê de Segurança de Trânsito.

“O comitê de segurança contará com representantes dos órgãos e setores com atuações relacionadas ao tema. Bragança Paulista, por exemplo, irá atuar neste sentido a fim de garantir as melhorias ao sistema de trânsito e, com isso, proporcionar mais segurança e comodidade para os usuários do sistema viário”, comentou Edmir Chedid (DEM), responsável pela indicação do município. 

O parlamentar ressaltou ainda que, ao fornecer auxílio à estruturação da gestão da segurança viária em cada um dos municípios selecionados e oferecer o apoio financeiro à realização de ações para reduzir mortes no trânsito, o Poder Executivo investirá apenas os recursos provenientes das multas efetuadas pelo Detran.SP. “Não haverá nenhum prejuízo ao erário”, finalizou Edmir Chedid.

Balanço
A parceria do Poder Executivo irá beneficiar Americana, Araçatuba, Barueri, Bragança Paulista, Campinas, Embu das Artes, Franca, Franco da Rocha, Guarujá, Hortolândia, Mauá, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santana do Parnaíba e Santo André. A seleção dos municípios ocorreu após levantamento do número de mortes no trânsito superior a 20 óbitos.

Segundo o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, ferramenta que contabiliza e divulga óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios, apenas nestes 17 municípios, 671 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em 2016, sendo a maioria homens (79%); houve ainda a redução de 7% em relação a 2015.

Em relação à faixa etária, 121 eram jovens entre 18 anos de idade e 24 anos de idade. Em segundo lugar apareceram os idosos, com 115 vítimas de acidentes fatais com 60 anos de idade ou mais. “Bragança está empenhada em amenizar os problemas e em trazer de volta a segurança aos motoristas do município”, concluiu o prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.
Pelo celular, Telegram e WhatsApp.

Anselmo Dequero | MTB 29.034
anselmo@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419

Rolar para cima