São Paulo lança Plano Estadual de Educação para os próximos 10 anos

Compartilhar

Plano de SP está à frente na alfabetização de crianças no máximo até o fim do segundo ano do Ensino Fundamental.

SÃO PAULO – O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), destacou nesta terça-feira, 12/7, a importância das discussões acerca do Plano Estadual de Educação, que foi lançado pelo governo do Estado com o apoio da Assembleia Legislativa (Alesp). A versão paulista possui 21 metas para os próximos 10 anos, uma a mais que o Plano Nacional da Educação.

De acordo com o parlamentar, um dos principais destaques é a construção de um programa de carreira para o magistério de acordo com o orçamento dos Estados e municípios. “Para isso, uma das principais estratégias é a criação de um Centro de Estudos Avançados para a formação de docentes em parceria com universidades que garantam a certificação dos cursos”, complementou.

O plano de São Paulo também está à frente na alfabetização de todas as crianças no máximo até o fim do segundo ano do Ensino Fundamental (meta 5). Atualmente, 98,7% dos alunos da rede estadual paulista dessa faixa etária já sabem ler e escrever. “Este é um avanço que considero muito importante, apesar de entender que ainda temos muitos desafios nesta área em específico”, disse.

Edmir Chedid explicou que o Estado também está próximo de completar a meta de universalização do atendimento do Ensino Fundamental para toda a população de seis anos de idade a 14 anos de idade durante o período estipulado pelo Plano da Educação. Atualmente, a taxa de distorção idade / série em São Paulo, ou seja, a quantidade de alunos que estão defasados, é de 6,9%.

Metas para a Educação

Plano Estadual de Educação
O texto teve a colaboração de mais de 70 entidades representativas do magistério, funcionários, instituições públicas – como a Assembleia Legislativa (Alesp) –, privadas e de pesquisa. Juntas, definiram os pontos e enviaram a proposta à apreciação da Secretaria da Educação e do Conselho Estadual.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.

Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419

Rolar para cima