Parlamentar defende apoio a municípios atingidos por temporais

Compartilhar

Edmir Chedid e autoridades com o coordenador da Defesa Civil, José Roberto Rodrigues (dir.), no Três Pistas em Atibaia.

ATIBAIA – O deputado Edmir Chedid (DEM) defendeu nesta terça-feira, 7/6, a criação da Frente Parlamentar de Defesa Civil com a finalidade de auxiliar famílias e municípios atingidos por desastres naturais. A afirmação ocorreu durante visita a Atibaia (Região Administrativa de Campinas), onde diversos bairros foram castigados nesta semana por tempestades e vendavais.

“Precisamos tomar esse tipo de providência para que os governos estadual e federal criem fundos para atender famílias e municípios em situação de emergência; normalmente, as prefeituras não têm recursos para reconstruir o que foi danificado, e isso tem que ser feito na hora”, disse.

O parlamentar percorreu alguns bairros ao lado do prefeito Mário Inui, do coordenador estadual da Defesa Civil, José Roberto Rodrigues de Oliveira, e lideranças políticas, para conversar com moradores e avaliar os danos. A situação mais complicada ocorreu no Três Pistas e Boa Vista, onde ventos de até 120 km/h derrubaram árvores e postes, e destruíram 52 casas, deixando cerca de 200 famílias desabrigadas. O prefeito Mario Inui deverá decretar estado de emergência no município. “Jamais passamos por isso e teremos que nos preparar para enfrentar situações semelhantes no futuro”, frisou.

Imagem | Todas as imagens disponíveis em facebook.com/edmirchedid

Moradores ficaram sem água e sem energia elétrica. Equipes da prefeitura, agentes do Corpo de Bombeiros Civil e voluntários se mobilizavam para auxiliar na distribuição de alimentos, água potável, kits para limpeza e higiene, e na retirada do entulho. “Solicitamos ao Estado, por meio da CDHU, que as famílias que tiveram suas casas totalmente destruídas recebam aluguel social”, acrescentou o parlamentar.

Edmir Chedid também esteve no Kanimar e no Parque das Nações, parcialmente alagados com a cheia do Rio Atibaia. Na ocasião, ele disse que reivindicará do governo do Estado a liberação de R$ 7 milhões, para iniciar a primeira fase das obras de combate às enchentes. “O DAEE já elaborou projeto para equacionar o problema em Atibaia”, concluiu.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.

Marlon Maciel | MTB 33.154 SP
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11. 4033 2892 | 11. 4033 6845

Rolar para cima