Joanópolis terá R$ 200 mil para investir em projetos de cultura em 2017

Compartilhar

Neide Rodrigues Gomes, Edmir Chedid, Renilde Romano Pinto e Mauro Garcia na inauguração do Centro Cultural do Rosário.

JOANÓPOLIS – A prefeitura de Joanópolis terá R$ 200 mil para investir em programas e projetos culturais a partir do próximo ano, de acordo com o 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM). A confirmação ocorreu no sábado, 21/5, durante a inauguração do Centro Cultural do Rosário – Confraria do Divino Espírito Santo, que fica na zona rural do município.

O recurso financeiro, que será destinado por meio de emenda parlamentar ao orçamento do governo do Estado, poderá ser empregado no desenvolvimento de atividades que tenham por finalidade a promoção e a disseminação do trabalho cultural de Joanópolis. “O valor será encaminhado à administração municipal que deverá, obrigatoriamente, repassar à cultura”, complementou.

O parlamentar disse que este investimento também havia sido solicitado pelo ex-vereador e atual presidente local do Partido Democratas, Mauro Garcia. “Há uma preocupação da comunidade e de seus representantes políticos mais atuantes quanto às ações de preservação do patrimônio cultural, o que ficou evidenciado num relatório elaborado pelo ex-vereador Mauro Garcia”, afirmou.

A emenda para o orçamento do governo do Estado será formalizada pelo parlamentar em meio ao conjunto de solicitações na área cultural, que também contempla recursos financeiros a outros municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina, como Serra Negra e Bragança Paulista. “Afinal, sempre defendemos maior repasse de verba à Educação e Cultura”, disse Edmir Chedid.

Imagens

Centro Cultural
A inauguração do Centro Cultural do Rosário – Confraria do Divino Espírito Santo, em Joanópolis, contou com uma série de “divineiros” e de representantes políticos numa festa que reuniu cerca de 120 convidados. O local conta com um museu, salas para a realização de oficinas culturais à comunidade, área externa para festas e um oratório especial montado para celebrações religiosas.

“O trabalho foi realizado pela professora Neide Rodrigues Gomes, vice-presidente da Comissão Paulista de Folclore, que utilizou recursos financeiros próprios para a construção do centro cultural. Há décadas a professora realiza pesquisas sobre o folclore em instituições superiores e promove atividades e movimentos de órgãos voltados a assuntos culturais”, afirmou Mauro Garcia.

Joanópolis se destaca em nível nacional pela intensidade dos esforços de revitalização consciente de expressões culturais tradicionais. Com a participação de estudiosos das áreas culturais e especialistas vinculados à Comissão Paulista de Folclore, criou-se um núcleo de estudos e de prática de expressões culturais que representa um projeto de pesquisa aplicada e de participação popular.

Evento
Além de Edmir Chedid, Mauro Garcia e Neide Rodrigues Gomes, também prestigiaram da inauguração do Centro Cultural do Rosário – Confraria do Divino Espírito Santo a vice-prefeita Renilde Romano Pinto, os vereadores Primo Giovani Poli Del Vechio e Sebastião Carlos do Nascimento, além dos presidentes do PTB, Domingos Laureano Floriano, e do PSC, Floriano Donizete de Souza.

Também participaram do evento o ex-vereador Marcos Paulo da Cunha (Marquinho do Bejo – SIC), o padre Edson Gomes da Silva e o consultor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Diego Dionísio. A expectativa é que o local possa ficar aberto para a comunidade e aos turistas de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos fins de semana das 9h às 18h.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.

Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP 
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.99610 1419

Rolar para cima