SÃO PAULO – O escritório de Projetos de Humanização do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) elaborou uma cartilha a fim de orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre os seus direitos e deveres no momento de procurar atendimento médico-hospitalar. O material possui informações sobre o Cartão SUS e os procedimentos gerais na rede de saúde.
“A cartilha também apresenta aos usuários do SUS todas as informações necessárias sobre o fluxo de encaminhamento para os serviços atualmente disponíveis no Estado de São Paulo. Trata-se de um material essencial aos que utilizam o SUS e pretendem fazê-lo de maneira correta para evitar prejuízos”, disse o 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM).
De acordo com o parlamentar, a primeira lição é sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde. O material explica também os passos para acessar os serviços e itens, como o Cartão SUS ou documento similar de identificação, cuja função é fazer a identificação individualizada dos usuários da saúde. “Estes instrumentos ajudam a agilizar as marcações de consultas”, completou.
O cartão SUS pode ser solicitado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS); o documento fica pronto na hora. Sempre que possível, o primeiro atendimento no SUS deve ser realizado num dos serviços da atenção básica, como Postos de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF). Para ter acesso à cartilha, clique aqui.
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram, Twitter e YouTube.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845