Edmir Chedid aprova interligação das represas Atibainha e Jaguari

Compartilhar

Empreendimento ligará reservatórios Atibainha, que integra o Sistema Cantareira, e Jaguari, na Bacia do Paraíba do Sul

SÃO PAULO – O 2º Secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), manifestou nesta terça-feira, 6/10, apoio à iniciativa do governador Geraldo Alckmin de autorizar a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a dar início às obras de interligação das represas Atibainha (Sistema Cantareira) e Jaguari (Bacia do Paraíba do Sul). A cerimônia de assinatura ocorreu na sexta-feira, 2/10, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Durante a cerimônia, o governador disse que a ligação das bacias Paraíba do Sul e Cantareira é uma obra histórica. “Uma obra necessária que aumenta a segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo e de Campinas”, ressaltou.

O parlamentar explicou que a obra permitirá transferir uma vazão média de 5,13 m3/s –capacidade máxima de 8,5 m3/s- da represa Jaguari para a Atibainha. “A obra estará pronta para funcionar em 18 meses, no sentido da Jaguari para a Atibainha, reforçando o Sistema Cantareira”, destacou.

Já no sentido inverso, da Atibainha para a Jaguari, atendendo Vale do Paraíba, a transferência deverá ser iniciada após a conclusão da obra. O transporte da água captada entre as represas ocorrerá de duas maneiras, com uma adutora de 13,4 quilômetros de extensão e um túnel de 6,1 quilômetros. Entre os dois trechos haverá um tubo-túnel, uma estrutura de transição. O sistema também contará com estação elevatória e subestação elétrica. “Uma obra fundamental ao abastecimento da população dessas regiões”, concluiu Edmir Chedid.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.

Da Redação
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845
  

 

Rolar para cima
Precisa de ajuda?