Inclusão do município no programa Mulheres de Peito atende solicitação do deputado Edmir Chedid.
SÃO PAULO – Itatiba (Região Administrativa de Campinas) deverá receber neste ano a visita de uma unidade móvel do Programa Mulheres de Peito, do governo do Estado. A confirmação da inclusão do município no cronograma de atividades ocorreu nesta terça-feira, 22/9, em atenção a requerimento do deputado Edmir Chedid (DEM) encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde. A medida também contempla solicitação do vereador Flávio Monti.
A ida de uma unidade a Itatiba está programa para ocorrer até o mês de dezembro. Segundo a secretaria, o programa deverá enviar ao município uma das carretas de mamografia. O Mulheres de Peito é uma iniciativa em nível estadual criada com o objetivo de incentivar mulheres de 50 a 69 anos a realizarem gratuitamente exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, consequentemente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, ampliando e facilitando o acesso aos exames oferecidos em carretas que percorrem todo Estado.
Edmir Chedid explicou que o objetivo dessa iniciativa é promover o diagnóstico precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma. “O programa tem sido referência em todo Estado no rastreamento e na prevenção do câncer de mama. Por isso, também demonstramos para a Secretaria de Estado da Saúde a importância desse benefício para as mulheres de Itatiba”, comentou o parlamentar.
O governo do Estado estima que cerca de 60 mil mamografias a mais são realizadas por ano com as carretas móveis. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 de casos de câncer de mama por ano. “É a causa mais frequente de morte por câncer entre as mulheres”, concluiu Edmir Chedid.
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram, Twitter e YouTube.
Marlon Maciel | MTB 33.154 SP
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11. 4033 2892 | 11. 4033 6845