Deputado Edmir Chedid, tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, Henrique Corsi dos Santos e Conceição Motta.
RIO DE JANEIRO – O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão vinculado ao Ministério da Defesa e Comando da Aeronáutica, determinou nesta quarta-feira, 16/9, a elaboração de estudos técnicos no aeroporto Arthur Siqueira, de Bragança Paulista. Esta medida atende solicitação feita pelo 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM).
A atividade será desenvolvida no próximo trimestre pelo Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), unidade regionalizada do Decea, com a finalidade de regularizar os slots, modelos para a utilização das janelas de pousos e de decolagens, alterados a partir do início deste ano em determinação às normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com o parlamentar, esta alteração nos slots poderia resultar no fechamento do Aeroclube de Bragança Paulista (ACBP) e na demissão de 62 profissionais da aviação que atuam no município. “Havíamos demonstrado nossa preocupação, mas o Decea nos garantiu que a decisão da Anac não será mais aplicada em Bragança Paulista como ocorre em grandes aeroportos”, disse.
A confirmação referente à realização dos estudos técnicos ocorreu durante reunião entre o parlamentar e o diretor-geral do Decea, tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, que foi realizada na sede do Departamento, no Rio de Janeiro; também participaram o diretor de instrução do Aeroclube de Bragança Paulista, Henrique Corsi dos Santos, e a advogada Conceição Motta.
“Além da preocupação com os slots, relatamos ao Decea a importância de investimentos tanto do Estado quanto da União para as melhorias relacionadas à segurança de voo no aeroporto de Bragança Paulista. Na prática, esses benefícios ao aeroporto serão essenciais às atividades do aeroclube e ainda para o desenvolvimento do próprio município”, completou Henrique Corsi dos Santos.
Daesp
No início deste mês, diante dos riscos iminentes de fechamento do Aeroclube de Bragança Paulista e da consequente demissão de funcionários, Edmir Chedid reuniu-se com o superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, a fim de discutir medidas que pudessem resultar em alternativas à determinação da Anac.
Na ocasião, por se tratar de uma decisão em nível nacional, o Daesp sugeriu que este assunto fosse tratado diretamente na Anac, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) ou no Decea. “Desde o início deste processo nos empenhos a fim de garantir as atividades do aeroclube, que possui 75 anos no município, e o emprego dos profissionais”, finalizou Edmir Chedid.
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram, Twitter e YouTube.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845