Secretário Arnaldo Jardim, prefeitos Roseli Amaral e Jair Fernandes Gonçalves e Edmir Chedid após reunião em São Paulo.
SÃO PAULO – A Secretaria da Agricultura e Abastecimento incluirá Pedra Bela e Tuiuti no Programa Melhor Caminho – Pontos Críticos, instituído com o intuito de promover a readequação das estradas rurais, conforme solicitação do deputado Edmir Chedid (DEM). A aprovação ocorreu na última segunda-feira, 14/9, numa reunião com o secretário da pasta, Arnaldo Jardim.
Na primeira fase de implantação do programa, o governo do Estado destinou R$ 27,6 milhões a 43 municípios – incluindo Espírito Santo do Pinhal e Holambra, na Região Administrativa de Campinas –, o que vai resultar na melhoria de 452,9 quilômetros de estradas rurais em condições de tráfego prejudicadas pela falta de manutenção e principalmente pela erosão destas áreas.
“Esta foi a primeira fase do programa reformulado pela Secretaria. A finalidade é ganhar tempo e poupar os recursos financeiros, visto que iremos atuar diretamente em pontos críticos das estradas rurais. Anteriormente, fazíamos todo o trecho, que nem sempre necessitava de manutenção, despendendo mais investimento e beneficiando menos municípios”, explicou Arnaldo Jardim.
A reunião contou ainda com a prefeita de Pedra Bela, Roseli Amaral, e os vereadores Francisco José de Oliveira e Valter Stein; Tuiuti foi representada pelo prefeito Jair Fernandes Gonçalves (Nande). “Juntos, estes municípios possuem mais de mil quilômetros de estradas rurais. Por isso, essa atividade do governo será fundamental às prefeituras”, complementou Edmir Chedid.
Pontos Críticos
Edmir Chedid explicou que, além de realizar o escoamento da produção agrícola e ainda garantir a mobilidade dos moradores de Pedra Bela e Tuiuti, esse programa permite a conservação do solo, uma vez que retém toneladas de terra. “Na prática, isso evitará o assoreamento ao mesmo tempo em que estimula a infiltração do solo e a alimentação dos cursos da água”, garantiu.
O parlamentar comentou que, para assegurar a manutenção das obras, garantindo os instrumentos de preservação de solo e água, a Secretaria também vai multiplicar seu conhecimento em readequação de estradas rurais, ensinando aos técnicos dos municípios como realizar de forma correta as obras nestas vias. “A ação será completa conforme preocupação que demonstramos ao Estado.”
Acompanhe também pelo Facebook, Google +, Instagram, Twitter e YouTube.
Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845