Impacto ambiental da Perimetral de Itatiba é tema de audiência pública

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Mapa que aponta como será o traçado da futura Perimetral foi apresentado aos participantes da audiência pública

ITATIBA – Representantes do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), da concessionária Rota das Bandeiras, da empresa Geotec Consultoria Ambiental e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizaram na quinta-feira, 20/8, a primeira audiência pública em Itatiba (Região Administrativa de Campinas) sobre o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Eia/Rima) para implantação da Perimetral no município. A obra também resulta da atuação do deputado Edmir Chedid (DEM).

O encontro, promovido no auditório da prefeitura, reuniu cerca de 100 participantes, entre ambientalistas, representantes do Poder Executivo, vereadores e moradores da área próxima ao local onde a obra será implantada. A audiência teve início com explanações sobre o conceito do projeto e diagnóstico ambiental da região atingida. O Eia/Rima ficará disponível para consulta pública na Biblioteca Municipal Chico Leme.

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Com início previsto para abril de 2016, as obras da Perimetral contam com investimento de R$ 114 milhões, custeados pela Rota das Bandeiras, que já tem aprovação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) ao projeto funcional e agora atua na elaboração do projeto executivo. A estimativa é que a obra esteja concluída em dois anos. “A nova Perimetral irá retirar do tráfego urbano cerca de 11 mil veículos por dia, incluindo veículos pesados e produtos perigosos, melhorando o trânsito local e promovendo benefícios como diminuição de ruídos e poluição”, ressaltou Edmir Chedid.

O evento também contou com a presença do presidente da Rota das Bandeiras, Júlio Perdigão, do secretário executivo do Consema, Germano Seara Filho, do engenheiro Rodrigo Passos, do setor de licenciamento ambiental da Cetesb, além de vereadores e secretários municipais.

Empreendimento
A Perimetral terá ao todo 9,7 km de extensão e duas faixas para cada lado. A via ligará o trevo de Louveira, no entroncamento da SP-360  (Rod. Eng. Constâncio Cintra) com a SP-063 (Rod. Romildo Prado), ao km 101 da SP-065 (Rod. D. Pedro I). Segundo a Rota das Bandeiras, será preciso construir dois viadutos no entroncamento com a D. Pedro I, sete passagens inferiores e um retorno. Não há previsão de praças de pedágio ao longo do percurso.

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Marlon Maciel | MTB 33.154 SP 
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