Cetesb poderá ampliar prazo para concluir aterro da prefeitura de Tuiuti

Compartilhar

Reunião entre o deputado Edmir Chedid, representantes da Cetesb e da prefeitura de Tuiuti, em São Paulo.

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (DEM) reiterou nesta quarta-feira, 19/8, à Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) a revisão e a consequente prorrogação de prazo estabelecido ao processo administrativo, sob a responsabilidade da prefeitura de Tuiuti, a fim de concluir, de maneira oficial e decisiva, as pendências jurídicas em relação ao aterro controlado do município.

O assunto foi tratado numa reunião entre o parlamentar e o presidente da Cetesb, Otávio Okano, que também contou com a participação do prefeito de Tuiuti, Jair Fernandes Gonçalves (Nande), do assessor jurídico municipal, Allan de Lima, do gestor ambiental Valter Rezende e do assessor parlamentar Nelson Koki, promovida na sede da Companhia, na zona oeste da capital paulista.

“Em Atibaia, a sede regional da Cetesb havia aprovado o Plano de Encerramento do Aterro Controlado. Mas, em São Paulo, a Companhia passou a considerar a hipótese de que no local funcionava um aterro sanitário. Há diferenças entre essas duas categorias, o que também acabou interferindo no processo administrativo e até resultando em pendências jurídicas”, disse Edmir Chedid.

O parlamentar confirmou que o aterro controlado, uma categoria intermediária entre lixão e aterro sanitário, deixou de receber resíduos sólidos entre 2010 e 2011, período em que a prefeitura passou a realizar a cobertura do terreno com argila e grama. “Atualmente, não existe mais nada no local que indique a existência de um aterro controlado, como pudemos demonstrar à Cetesb”.

Coleta de Lixo
O tempo de permanência do aterro controlado varia em função da biodegradação da matéria orgânica presente no lixo domiciliar. Desde o encerramento das atividades, a prefeitura de Tuiuti tem destinado a coleta de lixo – estimada em 4,1 toneladas/dia – a um aterro sanitário em Paulínia, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Circuito das Águas (Cisbra).

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.

Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP 
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845

Rolar para cima
Precisa de ajuda?