Criação de Depto. de Cirurgia Bucomaxilofacial em Bragança Pta.

Compartilhar

Assunto foi tratado por Carlos Augusto das Neves, Edmir Chedid, Antonio Luiz Pereira de Souza e vereadora Gislene Bueno.

SÃO PAULO – O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, analisa a partir desta segunda-feira, 17/8, proposta elaborada pelo 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), referente à instalação de um Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Santa Casa de Bragança Paulista. Caso seja implantada, a unidade atenderá deformidades e traumas faciais, bem como pacientes Portadores de Necessidades Especiais.

A iniciativa, considerada inédita em nível regional, é resultado de um estudo organizado pela sede bragantina da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), representada pelo vice-presidente e coordenador, Antonio Luiz Pereira de Souza e Carlos Augusto das Neves, respectivamente, com a participação da vereadora Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta). “Houve uma reunião a fim de tratarmos sobre a criação deste Departamento”, disse o parlamentar.

Edmir Chedid explicou ainda que a instituição da unidade na Santa Casa de Bragança Paulista resultará na melhoria do atendimento prestado em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente atendidos em unidades de saúde de Campinas. “O Departamento vai descentralizar o atendimento e, consequentemente, promover rapidez aos que precisam deste tipo de serviço odontológico especializado”, completou.

O Departamento de Cirurgia e Traumatologia irá tratar de doenças e tumores da boca, corrigir anomalias faciais, como maxilar grande ou desviado para os lados (assimetrias). Além disso, cuidará dos enxertos para reposição de osso perdido ou atrofiado na boca, podendo também realizar implantes dentários. “A equipe de dentistas deste Departamento estará apta a tratar de casos mais complexos de reconstrução facial”, disse Antonio Luiz Pereira de Souza.

De acordo com o cirurgião dentista, a intenção da proposta apresentada ao deputado Edmir Chedid não é dividir os recursos financeiros disponibilizados pelo governo do Estado ao Departamento de Campinas ou criar uma referência fundamentada nos padrões do SUS, visto que, segundo ele, a “Santa Casa não comportaria a resolução destes casos”. “Atualmente temos uma dificuldade social, mas se isso ocorrer teríamos um problema institucional”, afirmou.

A Secretaria da Saúde terá 90 dias para analisar a proposta e emitir um parecer – favorável ou contrário – em relação à criação do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial em Bragança Paulista. Durante o processo, técnicos do governo do Estado poderão solicitar documentos complementares à unidade de saúde pública, bem como o parecer dos dirigentes que integram a sede bragantina da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

Acompanhe também pelo FacebookGoogle +InstagramTwitter e YouTube.

Anselmo Dequero | MTB 29.034 SP 
imprensa@edmirchedid2.hospedagemdesites.ws
11.4033 2892 | 11.4033 6845

Rolar para cima
Precisa de ajuda?